ID Jovem: como gerar a carteirinha e aproveitar todos os Benefícios

Jovens de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único, têm direito a diversos benefícios, que podem ser acessados através da Identidade Jovem, ou apenas, ID Jovem.

O documento digital tem por objetivo garantir o acesso à arte, como também a cultura e ao lazer de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Esses direitos são concedidos aos jovens através do Estatuto da Juventude.

Os jovens de baixa renda têm direito à meia entrada em cinemas, shows, teatros, exposições e eventos esportivos realizados tanto em locais públicos como privados, além de gratuidade ou desconto de 50% em passagens interestaduais de linhas regulares terrestres, aquaviárias e ferroviárias.

Para acessar essas vantagens não é necessário ser estudante, basta atender aos critérios do programa. Ou seja, ter entre 15 e 29 anos, possuir renda familiar bruta de até dois salários mínimos e possuir inscrição no CadÚnico devidamente atualizada e correta.

Como emitir o ID Jovem

Primeiramente é necessário fazer o cadastro em um CRAS, Centro de Referência de Assistência Social. É essencial levar um documento oficial com foto. Após se cadastrar o jovem deve emitir a versão digital do ID Jovem por meio do site do programa ou pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS

Para emitir o documento o jovem deve informar seu nome completo, sua data de nascimento, o nome da mãe e o número do NIS (Número de Identificação Social). Após emitir o documento o jovem pode imprimir o ID Jovem ou apenas utilizar a versão online, através do app no celular.

O ID Jovem tem a validade de até 180 dias, após o prazo acabar será preciso atualizar as informações pelo site ou pelo aplicativo e emitir novamente o ID Jovem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.