Auxílio Gás em abril: R$ 110 confirmado; veja quem recebe

O Programa Auxílio Gás costuma realizar seus pagamentos bimestralmente, ou seja, a cada dois meses, e em meses pares. Por conta disso, as famílias que são beneficiadas com os recursos para a compra do botijão de gás de cozinha poderão contar com o benefício neste mês de abril. No entanto, o programa não possui um valor fixo, o que costuma deixar os beneficiários curiosos a respeito da quantia que será recebida a cada rodada.

Porém, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que é o responsável pelos programas sociais do governo federal, caso do Auxílio Gás e Bolsa Família, por exemplo, já divulgou o valor que será repassado para as famílias em abril. Dessa forma, ao consultar o aplicativo Bolsa Família, que concentra as informações de pagamento dos dois programas, as famílias beneficiárias poderão verificar que receberão R$110 neste mês de abril.

Isso acontece porque, segundo as regras do programa de transferência de renda para a compra do botijão de gás de cozinha, o governo federal deve repassar a cada dois meses a quantia equivalente ao valor médio nacional dos últimos seis meses do botijão de gás de 13Kg. Esse levantamento de preços é feito todos os meses pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e é baseado nele que o governo define os valores que serão pagos.

O preço do botijão de gás de cozinha costuma variar com o passar do tempo, por isso, o Programa Auxílio Gás não tem um valor fixo pré-determinado que é repassado e pode variar também de uma rodada para a outra, pois quando o preço do gás sobe, a quantia recebida pelas famílias costuma subir também, e o mesmo acontece nos casos de baixa do preço do gás, que também reflete na quantia final recebida pelos beneficiários do programa.

Beneficiários do Auxílio Gás em abril

Contudo, em relação às famílias que irão receber os pagamentos do Auxílio Gás em abril, nada muda. Isso porque o programa deveria atender a todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, que são por volta de 40 milhões de famílias que se inscreveram por estarem em situação de vulnerabilidade social. No entanto, o governo federal afirma não ter recursos suficientes para atender a todos que têm direito ao benefício.

Por conta disso, somente cerca de seis milhões de famílias vêm recebendo os recursos nos últimos meses, e assim deve permanecer. Portanto, não deverão ter novas inclusões no programa no mês de abril, e só receberão os beneficiários que já vêm recebendo desde os últimos pagamentos.

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás em abril

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do programa Auxílio Gás receberão os repasses deste mês a partir do dia 14 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário e juntamente com os pagamentos do novo Bolsa Família. Confira o calendário completo abaixo para os dois programas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Já os meios de pagamento do Auxílio Gás seguem os mesmos, sendo feitos principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem. Contudo, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.