BOLSA FAMÍLIA ABRIL: Antecipação maior, boa notícia pós-Páscoa e calendário

Já estamos entrando na segunda semana de abril, aquela em que devem começar os pagamentos do novo Programa Bolsa Família para as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias. Por conta disso, os beneficiários já buscam detalhes e novidades sobre os pagamentos deste mês, e devem ser surpreendidos com uma antecipação maior do que a esperada e com uma boa notícia pós-Páscoa.

Para começar, em relação às datas de pagamento, foi confirmado que os beneficiários com data marcada para receber após o feriado de Tiradentes deverão ter o dinheiro disponível na conta mais cedo do que se esperava. Isso porque os pagamentos marcados para as segundas-feiras costumam ser liberados nos sábados anteriores à data marcada, pois o Ministério do Desenvolvimento Social agenda esses pagamentos no dia útil anterior, nesse caso, em uma quinta-feira.

Porém, o dia 21 de abril será um feriado que cairá em uma sexta-feira. Dessa forma, não há pagamentos agendados para essa data, apenas na quinta-feira, dia 20, e depois somente na segunda-feira, dia 24. Por conta disso, esperava-se que os beneficiários com pagamentos marcados para a segunda-feira pós-feriado de Tiradentes (dia 24) recebessem no sábado dia 22, como sempre acontece, mas eles terão os valores liberados antes disso, no dia 21, feriado.

Ou seja, os beneficiários do novo Programa Bolsa Família com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) 6, que estão com data marcada no calendário oficial para receber somente no dia 24 de abril, já poderão movimentar os valores na sexta-feira, dia 21 de abril, mesmo com o feriadão. Não será possível sacar os valores em Casas Lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal, pois esses estabelecimentos devem estar fechados, mas caixas eletrônicos e o aplicativo Caixa Tem funcionarão normalmente.

Boa notícia para o Bolsa Família após a Páscoa

Já a boa notícia a respeito do novo programa Bolsa Família após o feriadão de Páscoa segue para aqueles beneficiários que foram bloqueados pelo erro do governo federal no final do mês passado. Isso porque muitas dessas famílias temem ser bloqueadas novamente em abril. Porém, o governo federal sentiu que a grande quantidade de bloqueios indevidos não repercutiu bem entre as famílias e decidiu mudar de estratégia.

Há um grande número de famílias que apresentam em seu cadastro indícios de possíveis problemas, porém, ficou decidido que devem ser bloqueados em abril somente aqueles beneficiários que o governo tem muita convicção que podem estar descumprindo as regras de renda, por terem renda acima do permitido, ou de composição familiar, por se declararem unipessoais e não morarem sozinhos de fato. Dessa forma, a boa notícia é que, ao que tudo indica, o número de bloqueios em abril deve ser menor.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do novo Bolsa Família receberão os repasses deste mês a partir do dia 14 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Confira abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Já os meios de pagamento seguem os mesmos, sendo feitos principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem. Contudo, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.