Bolsa Família BLOQUEADO por 60 dias? Simone Tebet assumiu controle do programa?

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, concedeu uma entrevista ao jornal Estadão na última semana onde falou sobre possíveis bloqueios que poderão ocorrer no Programa Bolsa Família após a realização da atualização cadastral que acontecerá em fevereiro. Serão bloqueadas famílias que, após a atualização, ficar comprovado que não atendem mais as exigências do programa social ou que cometeram algum tipo de fraude, mentido na inscrição no Cadastro Único para garantir o benefício.

Por conta dessa entrevista sobre o assunto Bolsa Família, muitos beneficiários ficaram em dúvida a respeito da função que Tebet ocupa no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Portanto, é preciso explicar que Simone Tebet é ministra do Planejamento, e a pasta que cuida dos programas sociais é o Ministério do Desenvolvimento Social, comandado pelo ministro Wellington Dias. Portanto, Tebet não controla o programa de transferência de renda.

Durante a entrevista ela falou sobre o Bolsa Família porque, devido a sua experiencia como prefeita e a sua atuação na campanha presidencial do ano passado voltada principalmente para as mulheres mães de família, Tebet participou do grupo de transição de governo que planejou o novo programa social que substituirá em março o atual Auxílio Brasil no atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social, e portanto, ela podia falar sobre os planos para o programa social.

Além disso, o Ministério comandado por Simone Tebet, tem o objetivo de auxiliar outras pastas com questões relacionadas, principalmente, a planejamento econômico de ações a serem realizadas, ou seja, de alguma forma ela estará ligada ao programa social, mas as decisões finais a respeito de bloqueios ou inclusões de famílias, por exemplo, cabem apenas ao ministro Wellington Dias, e por conta disso, Tebet não possui poder para influenciar nas decisões finais do Bolsa Família.

Corte por 60 dias do Bolsa Família não é verdade

Durante a entrevista ao Estadão, Tebet é perguntada sobre a possibilidade de adiamento do pente-fino que ocorrerá no cadastro das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e ao responder ela afirma que, ao longo dos meses de fevereiro e março, ou seja, 60 dias, as famílias serão convocadas e passarão por essa atualização cadastral. Depois disso, caso for comprovado que a família já não atende mais as regras do programa ou que cometeu alguma fraude, ela será bloqueada.

A ministra afirmou que inicialmente planejava-se realizar todo o processo ao longo de 30 dias, mas ela sugeriu 60 dias para evitar filas nos Centros de Referencia da Assistência Social (Cras). Sendo assim, só serão bloqueados quem for convocado e não participar da atualização cadastral, quem ficar comprovado que não atende mais as regras do programa ou aqueles que forem identificados fraudes no cadastro, já que acredita-se que muitos beneficiários mentiram na inscrição no Cadastro Único no ano passado para receber R$600 sem ter direito.

Após os bloqueios, será liberado espaço no programa para que novas famílias possam receber o benefício, essas sim com direito ao novo Bolsa Família. Além disso, aqueles que forem bloqueados poderão retornar ao Cras e tentar corrigir o cadastro para voltar a receber o benefício, caso acreditem que tem direito. Vale lembrar também que, em janeiro e fevereiro, quando houverem as convocações e quando os beneficiários convocados tiverem que atualizar o cadastro, todos continuam a receber o Auxílio Brasil normalmente.

Como será o pente-fino do Bolsa Família?

Confira abaixo algumas das principais perguntas e respostas a respeito do pente-fino do Bolsa Família:

Por onde as famílias serão convocadas para o pente-fino do Bolsa Família?

As famílias que precisarem passar pela atualização do Cadastro Único para garantir o recebimento do novo Bolsa Família e de outros benefícios do governo federal, como a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), já estão sendo convocadas, e por isso, devem ficar atentas aos canais de convocação, que serão os seguintes:

  • Aplicativo Auxílio Brasil;
  • Aplicativo Cadastro Único;
  • Mensagem na conta de energia elétrica;
  • Mensagem no extrato de pagamento do BPC;
  • Mensagem no extrato de pagamento do Auxílio Brasil.

O que fazer caso a minha família seja convocada para o pente-fino do Bolsa Família?

Todos os convocados precisarão se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município ou a área da prefeitura responsável pelo CadÚnico com os documentos pessoais, de renda e de residência atualizados e de todos os integrantes da família. Caso esta atualização não for feita, a família poderá ser excluída do novo Bolsa Família em março. Além disso, o governo considera de um mesmo grupo familiar todos aqueles que moram na mesma casa, ainda que não sejam parentes, sendo necessária a apresentação dos documentos pessoais de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.