Mensagem importante da Caixa para todos que recebem o Bolsa Família

O Canal Consulta Pública questionou a Caixa Econômica Federal, banco que realiza os pagamentos para os beneficiários do atual Programa Auxílio Brasil e para aqueles que receberão os repasses do futuro Programa Bolsa Família, a respeito da antecipação em dois dias dos pagamentos para as famílias com data marcada para receber nas segundas-feiras mas que recebem aos sábados e o banco público respondeu com um importante recado para os beneficiários.

Segundo o banco, todas as famílias que deveriam receber o benefício do programa de transferência de renda em uma segunda-feira receberão os valores no sábado anterior a data marcada, ou seja, com dois dias de antecedência. A Caixa também aproveitou para lembrar que está pequena antecipação não é um fato novo e nem foi criada no último governo, pois ela já ocorria desde quando eram feitos os repasses do antigo Bolsa Família.

A Caixa esclarece que as parcelas do programa Auxílio Brasil com datas de validade com início nas segundas-feiras ficam disponíveis para movimentação a partir do sábado imediatamente anterior. O banco reforça que não se tratou de excepcionalidade para o ano de 2022, sendo que o pagamento já acontecia de tal forma anteriormente, inclusive para o Programa Bolsa Família

Caixa Econômica Federal

Sendo assim, além da certeza que os beneficiários do Auxílio Brasil em janeiro e em fevereiro terão os pagamentos antecipados para sábado, caso seus repasses estejam agendados para uma segunda-feira, também é possível entender o procedimento continuará ocorrendo no futuro Bolsa Família que será implementado em março, já que antigamente, na primeira versão do programa, estas pequenas antecipações já ocorriam.

Mensagem da Caixa para quem recebe Bolsa Família: antecipação

Essa antecipação sempre aconteceu, desde o início do Programa Auxílio Brasil, que será substituído pelo Bolsa Família neste ano. Ela ocorre porque os repasses dos valores para as famílias são programados pelo governo e pela Caixa Econômica Federal no dia anterior a data marcada no calendário e apenas em dias úteis.

Por conta disso, os pagamentos de segunda-feira são programados as sextas-feiras, pois este é o último dia útil antes da segunda-feira. No entanto, o sistema faz com que os valores caiam automaticamente na conta dos beneficiários no dia seguinte a programação dos pagamentos. Isso faz com que os valores programados na sexta-feira sejam liberados nas contas das famílias no sábado, antecipando o repasse.

O novo Bolsa Família

A criação de um novo programa social foi promessa de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo da corrida eleitoral do ano passado. Na época, Lula fazia duras críticas ao Auxílio Brasil, criado no final do terceiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim como diversos especialistas em políticas públicas, Lula dizia que o programa social era mal desenhado, impossibilitando a erradicação da miséria, que deveria ser o objetivo de um programa de transferência de renda.

Como proposta, o atual presidente defendia a implementação do novo Bolsa Família já nos primeiros dias do seu governo, retomando o programa que obteve sucesso na retirada de milhões de famílias da miséria, mas com algumas novidades, como o pagamento extra de R$150 para famílias com crianças de até seis anos de idade, por exemplo. Porém, após a vitória, a promessa de Lula não foi cumprida, e o Auxílio Brasil foi renovado.

De acordo com o ministro da Cidadania, será necessário criar uma nova regulamentação por conta de novas regras que precisam ser implementadas. Por isso, em janeiro e fevereiro as famílias ainda recebem o atual programa social, sendo que no mês que vem ocorrerá também a atualização cadastral de cerca de 10 milhões de famílias e a publicação da nova regulamentação. Todo esse processo terminará em março, com o bloqueio das famílias irregulares e o primeiro pagamento do novo Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.