Mais dois grupos do Auxílio Brasil recebem R$ 600 nesta semana

Os pagamentos do Programa Auxílio Brasil de janeiro começaram nesta semana, repassando o valor mínimo de R$600 para mais de 21 milhões de beneficiários em todo o país. Esses repasses são feitos normalmente nos últimos dez dias úteis de cada mês, porém, nesta semana, mais dois grupos de beneficiários deverão receber os pagamentos vindos do programa de transferência de renda do governo federal.

Os repasses são realizados de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário e começaram na última quarta-feira (18), atendendo as famílias com o final do NIS 1. Em seguida, nesta quinta-feira (19), receberam os beneficiários com final do NIS 2, enquanto aqueles com final do NIS 3 receberão na sexta-feira (20). Porém, apesar de sábado (21) não ser considerado um dia útil, também haverá repasse neste dia.

Receberão no sábado aqueles beneficiários com final do NIS 4, apesar de estarem com os pagamentos no calendário oficial liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Social marcado para a próxima segunda-feira (23). Essa mesma antecipação deverá se repetir no sábado seguinte, dia 28, quando os beneficiários com NIS final 9, com pagamentos marcados para a segunda-feira seguinte, dia 30, também poderão movimentar os valores do Auxílio Brasil, confira:

  • Beneficiários com NIS final 4: pagamentos programadas para o dia 23 janeiro, mas recebem no sábado, dia 21 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS final 9: pagamentos programadas para o dia 30 janeiro, mas recebem no sábado, dia 28 de janeiro;

Grupos do Auxílio Brasil receberá antecipadamente nesta semana

Essa antecipação sempre aconteceu, desde o início do Programa Auxílio Brasil, que será substituído pelo Bolsa Família neste ano. Ela ocorre porque os repasses dos valores para as famílias são programados pelo governo e pela Caixa Econômica Federal no dia anterior a data marcada no calendário e apenas em dias úteis.

Por conta disso, os pagamentos de segunda-feira são programados as sextas-feiras, pois este é o último dia útil antes da segunda-feira. No entanto, o sistema faz com que os valores caiam automaticamente na conta dos beneficiários no dia seguinte a programação dos pagamentos. Isso faz com que os valores programados na sexta-feira sejam liberados nas contas das famílias no sábado, antecipando o repasse.

Calendário Auxílio Brasil janeiro de 2023

O calendário de pagamentos de janeiro do Programa Auxílio Brasil foi liberado no final de dezembro pelo antigo Ministério da Cidadania, substituído no atual governo pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo o calendário, os pagamentos que já começaram na última quarta-feira seguirão acontecendo até o dia 31 de janeiro de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário, número que pode ser encontrado no cartão em que a família recebe. Confira as datas de pagamento de janeiro:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 18 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 19 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 20 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 25 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 26 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 27 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de janeiro;

Os pagamentos do programa de transferência de renda poderão ser consultados normalmente nos mesmos locais com os quais as famílias já estão habituadas, como os aplicativos Caixa Tem ou Auxílio Brasil, além dos telefones 111 da Caixa ou 121 do Ministério do Desenvolvimento Social, antigo Ministério da Cidadania. Além disso, o local para receber continuam os mesmos: cartões do programa, caixas eletrônicos, agencias da Caixa e Casas Lotéricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.