Urgente! Banco Safra cancela Empréstimo do Auxílio Brasil

Banco Safra toma decisão sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e informa para seus clientes nesta sexta-feira (30)

Nesta sexta-feira (30) o Banco Safra por meio do seu site oficial e suas redes sociais, informou que não irá mais prosseguir com a realização do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.

Na última terça-feira (27) o governo publicou através do portal oficial do Ministério da Cidadania, o documento que regulamenta todo o crédito consignado do programa, permitindo às financeiras a possibilidade de efetuar contratações para os beneficiários. 

Uma das financeiras que estavam à frente lançando formas de pré-contrato para as famílias interessadas era o Banco Safra, que voltou atrás logo em seguida, informando que a instituição iria avaliar a realização do contrato a partir das novas normas estabelecidas pela regulamentação. 

Em nota, o Banco afirmou que não irá realizar novas propostas ou operações, e que as propostas já feitas anteriormente não teriam validade e seriam canceladas mediante a alteração das condições estabelecidas na nova regulamentação e as condições estabelecidas pelo banco no documento que usava para o pré-cadastro.

O Safra ainda reitera que nenhuma operação de crédito foi realizada em nome do cliente e que o benefício do Auxílio Brasil não foi bloqueado pela financeira, podendo o beneficiário realizar a contratação do empréstimo consignado com outra instituição. 

Novas financeiras querem oferecer o consignado 

Na última terça-feira (27) o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou em uma entrevista realizada ao programa A Voz do Brasil, vinculado à emissora estatal, TV Brasil, que  40 novas instituições financeiras demonstraram interesse em operar a nova linha de crédito.

Ao todo, soma-se 60 bancos que têm a possibilidade de trabalhar com o crédito, uma vez que às 40 informadas esta semana, o ministro já havia sinalizado em agosto o interesse de outras 17, foram as que já estavam na linha de frente ofertando pré-cadastros, como a exemplo do banco Pan, Facta e Safra. 

O ministro não citou quais empresas pretendem trabalhar com o consignado, no entanto, falou que as financeiras habilitadas não poderão promover publicidade para atrair de forma ativa os beneficiários para oferecer o empréstimo.

Liberação do empréstimo do Auxílio Brasil

Embora a regulamentação final já tenha saído, não há previsão para quando os valores poderão ser recebidos pelas famílias, porque segundo as normas publicadas, os bancos e financeiras precisam encaminhar para o ministério um documento no qual manifesta o interesse em ofertar a linha de crédito. 

É só após o aceite da pasta ministerial que as empresas poderão ofertar de maneira mais concreta e empréstimo e as famílias poderão receber os valores mediante os prazos estipulados por cada instituição. 

Como funciona o Empréstimo do Auxílio Brasil

De acordo com o documento publicado pelo governo na última terça (27), a taxa de juros terá o teto máximo de 3,5% ao mês, deixando assim o consignado do Auxílio Brasil com a taxa de juros parecida com a que é cobrada dos aposentados e pensionistas do INSS.

Outra regra que a regulamentação também fala é sobre a proibição de cobrança de qualquer tipo de taxa administrativa dos beneficiários, inclusive a Taxa de Abertura de Crédito (TAC).

A regulamentação estabelece também que o número máximo de prestações será de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e sucessivas. Neste sentido, todos os meses haverá cobranças obrigatoriamente até que o empréstimo seja todo pago.

Ainda sobre os pagamentos do empréstimo, não é permitido pular prestações em nenhum momento. 

Os beneficiários poderão encontrar as informações necessárias para fechar o contrato com as empresas através do extrato de pagamento de benefício obtido no momento do saque mensal ou através de consulta ao aplicativo Auxílio Brasil.

Antecipação do Auxílio Brasil de outubro

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou recentemente que o governo pretende antecipar os pagamentos de outubro para os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, confirmando os rumores de antecipação para o próximo mês após fracassar em pagar as famílias no início de setembro.

A ideia do governo seria realizar a antecipação dos pagamento do Auxílio Brasil de outubro para ter inicio no dia 9, resultando em apenas 20 dias de diferença em relação ao início dos pagamentos de setembro, situação que a campanha a reeleição do presidente do Jair Bolsonaro (PL) espera poder melhorar a sua aprovação entre os beneficiários para o segundo turno das eleições.

Porém, a antecipação só acontecerá se houver a confirmação de que será possível antecipar os pagamentos em todos os meses seguintes, evitando situações como a desse mês, em que as famílias do Auxílio Brasil ficarão 40 dias sem receber.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.