Quando sai o edital do concurso do INSS 2022?

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com mil vagas e salário estimado em R$ 5.186, foi autorizado pelo Ministério da Economia. A expectativa é que o edital seja publicado até dezembro.

A autorização para o concurso do INSS, com vagas para o cargo de técnico do seguro social, foi publicada no Diário Oficial da União, na data do dia 13 de junho.

Essa autorização, no entanto, tem prazo de validade. Ela se estende por seis meses. Por isso, o edital deve sair até o final do ano.

Agora, o INSS começa um processo para escolher a banca, ou seja, a instituição responsável por organizar e aplicar as provas.

Logo que essa questão esteja bem resolvida, o próximo passo é pensar o cronograma. É nessa parte que serão definidas as datas a serem observadas tanto pelo INSS quanto pelos cadidatos, como publicação do edital, período de inscrições, dia para a realização das provas, entre outras.

Encerrado o processo de cronograma, acontece a divulgado do edital conforme planejado e, assim, as inscrições poderão ser feitas pelos interessados.

Existe a expectativa de que o edital não demore até o limite da validade – referente à autorização do Ministério da Economia – para chegar ao conhecimento público.

Isso porque, atualmente, há um déficit (ou carência) de profissionais no INSS, que causa uma certa pressa para que ocorra a contratação de novos servidores.

De acordo com o decreto presidencial 9.739/19, contando da data da publicação do edital até o dia em que as provas serão aplicadas, o INSS deve estabelecer um intervalo de quatro meses.

Assim, mesmo não havendo, por enquanto, a informação precisa de quanto tempo levará até a publicação do edital – lembrando que se espera, por motivos práticos em relação a falta de pessoal na instituição, que não demore muito – os interessados no concurso terão, pelo menos, quatro meses garantidos para cumprir seu cronograma de estudos.

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