Fila do Auxílio Brasil: quase 3 milhões aguardando; existe prazo após Cadastro Único?

Após a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) não há prazo para a família começar a receber o Auxílio Brasil, pois a liberação do benefício depende de recursos que o governo não tem no momento.

Enquanto isso, 5,3 milhões de pessoas aguardam pela inclusão no programa Auxílio Brasil do governo federal, segundo o mapeamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Número de famílias aguardando Auxílio Brasil só cresce

O mapeamento foi feito devido a falta de divulgação de dados pelo Ministério da Cidadania, responsável pela gestão do Auxílio Brasil

O número representa 2,78 milhões de famílias que se inscreveram no CadÚnico para receber o benefício mas ainda não foram incluídas no programa.

A inscrição no CadÚnico acontece no CRAS de cada município e, segundo os prefeitos, a velocidade de crescimento do números de famílias que precisam do benefício e não recebem é preocupante.

Enquanto o número de pessoas necessitando de recursos só cresce, um levantamento mostrou que a fome no Brasil voltou a patamares registrados pela última vez nos anos 1990.

Segundo o levantamento divulgado em abril, cerca de 33,1 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, um aumento de 14 milhões em relação a 2020.

Especialistas defendem que, em meio a essa situação, recursos sejam destinados ao Alimenta Brasil, programa de compra de alimentos de agricultores familiares e doação para famílias em situação de fome.

Orçamento deste ano é insuficiente para atender todas as famílias

Antes de se tornar Auxílio Brasil, o extinto Bolsa Família contava com uma fila de 3,1 milhões de famílias inscritas no CadÚnico aguardando receber o benefício.

Após os programas sociais terem sido unificados em um, o número de famílias na fila de espera diminuiu, porém, entre março e abril, a fila cresceu 116%.

Ou seja, houve um salto de 1,307 milhões de famílias (2,1 milhões de pessoas) para 2,788 milhões de famílias (5,3 milhões de pessoas).

Apesar dos números, o orçamento disponível para o Auxílio Brasil neste ano é de R$89 bilhões, um valor insuficiente para atender todas as famílias e zerar a fila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.