É muito comum lembrarmos do Windows quando falamos da Microsoft e seus computadores, visto que a companhia fundada por Bill Gates começou a fazer softwares para PCs muito antes do sistema baseado em janela ver a luz do dia. Lá no ano de 1981, a gigante da tecnologia lançou seu primeiro sistema operacional: o MS DOS. Dois anos depois, foi a vez de um aplicativo (naquela tempo ainda chamado programa) que persiste até os dias de hoje: o Bloco de Notas.
Criado como uma versão mais básica do Word, o grande editor de texto da Microsoft, o Bloco de Notas segue presente em todas as versões de sistemas operacionais da companhia atualmente. Entretanto, uma função básica para um editor de texto não foi incluído em nenhuma versão até este ano. Saiba qual é ela a seguir.
Mecanismo muito pedido finalmente é adicionado
Há um bom tempo, a Microsoft vem melhorando o editor básico, chegando a prometer no início de 2024 que ele receberá a esperada função de correção ortográfica. Inclusive, ela começou a ser liberada no meio do ano.
Uma das poucas diferenças do corretor ortográfico no Bloco de Notas se comparado ao do Word, como apontado pelo site Tecnoblog, acontece quando você clica com o botão direito do mouse em uma palavra que esteja grifada como incorreta.
No caso do Word, uma lista de palavras corretas é exibida para o usuário realizar a correção. Já no Bloco de Notas, a lista não aparece de imediato, sendo preciso entrar no meu “ortografia” para que as palavras corretas apareçam. Ou seja, dá um pouco mais de trabalho, afinal é uma aplicação gratuita. No entanto, caso você não queira o recurso ativado sempre, ou só em determinados formatos de arquivos, a mudança é muito fácil: basta ir no meu configurações no Bloco de Notas.
Fim do WordPad
Em outra frente, a companhia de Bill Gates “matou” o WordPad em 2023, e mesmo antes a Microsoft já mostrava que investiria mais para que o Bloco de Notas se tornasse seu editor de texto simples padrão. Além da novidade de correção ortográfica, anteriormente, o aplicativo também ganhou exibição de abas, salvamento e restauração automática, contador de caracteres e, no futuro, ficará mais integrado ao Copilot, a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft.
Todavia, caso o Bloco de Notas do seu computador com Windows 11 ainda não tenha a função de correção ortográfica, verifique se há atualizações e faça no Windows Update. Lembrando que o recurso pode ser extremamente útil para aqueles que trabalham com a escrita, evitando erros crassos e, consequentemente, lhe ajudando a ampliar seu repertório de palavras. Logo, a orientação é mantê-la ativa para que seus textos se mantenham dentro das normas previstas na Língua Portuguesa.