Os clientes TIM foram pegos de surpresa com uma notícia desagradável: a operadora de telefonia italiana optou por descontinuar o acesso ilimitado a redes sociais nos planos TIM Controle. A medida, segundo a empresa, faz parte de uma nova estratégia de crescimento, cujos detalhes serão apresentados dentro dos próximos dias. Por enquanto, a companhia não forneceu informações sobre preços e data da alteração.
Este planejamento foi apresentado junto com os resultados financeiros do 2º trimestre deste ano. A operadora registrou lucro líquido normalizado de R$ 781 milhões, alta de 22,5%, em comparação com o mesmo período em 2023.
Fim do acesso ilimitado
Um dos destaques da apresentação aos acionistas é a mudança no portfólio de planos. A operadora não revelou uma data exata de quando os novos pacotes serão divulgados, mas o CEO da TIM, Alberto Grisselli, adiantou que as medidas irão abranger apenas os planos controle — nada muda para o pré-pago e o pós-pago puro, visto que já sofreram alterações anteriormente.
Como destacado há pouco, nos novos pacotes, a TIM irá acabar com o zero rating de aplicativos de redes sociais. Em vez disso, os clientes terão um pacote extra com franquia exclusiva para utilizar essas plataformas.
No portfólio atual, a TIM oferece acesso ilimitado ao WhatsApp e Facebook Messenger, sem descontar da franquia em todos os planos do TIM Controle, e alguns pacotes mais caros incluem uso sem restrições do Instagram, Facebook e X (antigo Twitter). Além disso, a operadora comercializa pacotes adicionais com vigência semanal ou mensal com redes sociais à vontade.
Vale destacar que a TIM não foi a primeira operadora a remover o zero rating de redes sociais de seus planos. No primeiro trimestre de 2024, a Claro reformulou o portfólio do controle, pós-pago e Claro Flex, passando a oferecer um pacote extra com franquia exclusiva para ser utilizada com determinados aplicativos, incluindo serviços de streaming.
Novos pacotes TIM Controle
A TIM antecipou que as novas ofertas terão combos com assinaturas de aplicativos de streaming, incluindo Amazon Prime, Netflix, Deezer, YouTube Premium, Disney Plus, MAX e Paramount+. A operadora já trabalha com essa modalidade no pós-pago TIM Black, e diz que as ofertas combinadas aumentam a fidelização do cliente com a companhia em 27,5%.
Segundo Grisselli, a TIM irá trabalhar com a modalidade choice bundle, e permitirá que o cliente escolha qual opção deseja e trocar o serviço quando bem entender. Caso tenha se cansado do catálogo da Netflix, poderá mudar o Amazon Prime, por exemplo, sem ter que alterar o plano do celular. O processo de escolha ocorre dentro do aplicativo Meu TIM (disponível para Android e iOS).
No novo portfólio, alguns planos também contarão com o serviço de roaming internacional incluído. É a primeira vez que uma operadora brasileira passa a contemplar cobertura no exterior para planos controle. Nos dias de hoje, Vivo e TIM cobram por megabyte trafegado, enquanto a Claro não oferece essa opção aos clientes da modalidade.