Nos últimos dias, diversos proprietários de iPhone foram às redes sociais para reclamar da Apple, visto que a segunda beta do iOS 18, que prometia solucionar uma série de problemas encontrados na primeira beta, acabou trazendo mais bugs do que soluções. Por conta disso, a orientação da big tech é que os usuários não instalem a nova versão em seus smartphones.
De acordo com os relatos no X (antigo Twitter), a empresa da Maçã desativou a nova animação ao acionar a Siri que foi introduzida nos iOS 18 Beta. Em troca, eles receberam problemas na renderização de ícones na tela inicial, que agora são substituídos por quadros arredondados em branco.
Enxurrada de problemas
- 1. Calculadora defeituosa
Outro problema, segundo os internautas, envolve o aplicativo da calculadora, que se tornou inutilizável por mostrar resultados errados, que deveria resultar em 5.000, mas o app mostra apenas 5. Confira vídeo com o relato:
- 2. Teclado e AirPods bugados
Além disso, os usuários também perceberam que o teclado está sumindo repentinamente ao selecionar certos campos de texto do iOS 18, como do Spotlight ou a busca do iPhone. Para piorar a situação, algumas animações do sistema também estão apresentando problemas, como os AirPods e sua case, que ficam tremendo ao invés de girar suavemente, como de costume.
- 3. Ouvir música se tornou um problema
Outros relatos incluem pausa repentina na reprodução de músicas ao usar o iPhone, impossibilidade de trocar os atalhos da tela de bloqueio, feedback para músicas sumindo inesperadamente no menu Configurações e Central de Controle com sensibilidade excessiva, impedindo que atalhos sejam alterados.
Qual o motivo para tantos defeitos?
Como é de se imaginar, algumas das falhas mencionadas pelos usuários são esperadas de um sistema que se encontra em fase beta. No entanto, a quantidade de problemas é surpreendente, ainda mais se levarmos em conta que estamos falando da Apple, uma referência no segmento. De qualquer forma, são bugs como estes que mostram o porquê dos softwares ainda em desenvolvimento não são adequados para uso diário no seu aparelho principal.
O que prometia a atualização?
A segunda beta dos sistemas para desenvolvedores e testadores é voltada para as versões do iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11, tvOS 18 e visionOS 2. Segundo informações do portal The Verge, as novas atualizações, especialmente para o macOS 15, prometia suporte para espelhamento de tela do iPhone e compartilhamento de tela do SharePlay durante chamadas com amigos.
Detalhes sobre as novas complicações
- iOS 18: 22A5297f;
- iPadOS 18: 22A5297f;
- macOS Sequoia 15: 24A5279h;
- watchOS 11: 22R5299d;
- tvOS 18: 22J5305e;
- visionOS 2: 22N5267g.
Vale frisar que as versões estáveis destes sistemas devem ser lançadas apenas em setembro ou outubro deste ano, junto com o anúncio dos novos iPhones, Apple Watch e mais produtos. Lembrando que o teste de versões beta não é recomendado para o uso diário, visto que problemas podem comprometer a experiência de uso do dispositivo.