Luz branca nos semáforos pode ser uma realidade nos próximos anos
Apesar de curioso, a ideia pode acabar saindo do papel antes do que muitos imaginam
Todo mundo, até mesmo as crianças, já se acostumou com as três cores do semáforo e com o significado de cada uma delas. No entanto, com a possível implantação de mais uma luz branca no equipamento, muita gente pode ter que se acostumar com uma mudança bem grande nos sinaleiros do mundo todo.
Há muitos anos, os semáforos são controlados por computadores e possuem as cores vermelho, verde e amarelo. A ideia agora é adicionar uma quarta tonalidade de luz: o branco.
]A mudança foi proposta em um estudo conduzido por engenheiros do transporte da North Carolina State University (Universidade Estadual da Carolina do Norte), nos Estados Unidos. Eles propõem a criação de um dispositivo com quatro luzes para solucionar problemas com congestionamentos. Essa nova cor serviria para controlar o fluxo de veículos autônomos, isto é, aqueles que dirigem sozinhos, pensando em um futuro onde eles devem se multiplicar pelas ruas de todo o planeta.
Luz branca no semáforo pode ser uma realidade em breve
Os pesquisadores realizaram diversas simulações para demonstrar a capacidade do novo sistema e descobriram que os carros autônomos ganharam maior eficiência operacional, além de perceberem um aumento na segurança viária.
Presentes no equipamento, alguns sensores indicam aos veículos comuns a presença dos autônomos quando há um número considerável deles naquele trecho da via. Por consequência, a medida pode tornar o trânsito mais fluido e reduzir o tempo de parada dos carros.
“Acreditamos que é importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos, porque ela informa aos motoristas humanos o que está acontecendo, para que saibam o que devem fazer ao se aproximarem do cruzamento”, explica Ali Hajbabaie, um dos autores do projeto.
As três cores tradicionais do sinaleiro vermelho continuariam funcionando da mesma maneira, sem alteração nas regras de trânsito em vigor. Isso porque a ideia é preparar as ruas e estradas para o futuro, tendo em mente que o número de carros autônomos em funcionamento ao redor do mundo ainda é bem reduzido. Nos dias de hoje, a nova luz no semáforo teria pouca vantagem.
“Agora expandimos nossa modelagem computacional para contabilizar o tráfego de pedestres, e os resultados são extremamente promissores tanto para pedestres quanto para veículos“, disse Hajbabaie à WCNC.
Um dos primeiros testes com o sinal de quatro cores foi realizado em Madrid, na capital da Espanha. Os resultados serão importantes para avaliar a eficácia e segurança desse novo sistema, facilitando decisões sobre sua implantação em larga escala.
Quando foi criado o semáforo
O primeiro semáforo foi criado em Londres, na Inglaterra. O primeiro ficava numa praça em frente ao Parlamento e foi inaugurado em 10 de dezembro de 1868. Naquela época ele ainda não regulava o fluxo de carros, mas de charretes. O semáforo foi instalado ali para a segurança dos pedestres, que estavam sofrendo por conta da quantidade de charretes passando por ali.