Alguns serviços do Google, como o Gmail, YouTube e Maps, são amplamente utilizados em todo o mundo e, para funcionarem corretamente, eles coletam uma série de dados dos usuários. Neste sentido, você já deve ter se perguntado sobre quais informações suas a big tech tem acesso.
Pensando nisso, nesta matéria, veja como gerenciar e apagar esses dados, além de conferir dicas que te ajudarão a preservar sua privacidade na internet. Lembrando que se manter seguro na web é de suma importância, principalmente se levarmos em conta que nem todos presentes nela estão bem intencionados.
Dados coletados pelo Google
Informações pessoais
- 1. Nome completo e data de nascimento;
- 2. Gênero e número de telefone;
- 3. Endereço de e-mail.
Além disso, a companhia de Mountain View pode armazenar histórico escolar e experiência profissional, caso o usuário tenha fornecido essas informações.
Histórico de navegação
- 1. Atividade na internet e em aplicativos: registros de uso de serviços como Google Search, Chrome, Maps, Play Store e Tradutor;
- 2. Histórico de localização: locais visitados com dispositivos vinculados à conta, mesmo quando não estão usando diretamente um serviço do Google;
- 3. Histórico do YouTube: vídeos assistidos e pesquisas realizadas na plataforma.
Informações de pagamento
Caso o usuário tenha efetuado pagamentos usando os serviços do Google, as informações de cartões de crédito também ficam armazenadas no banco de dados da companhia de tecnologia.
Conteúdos de aplicativos
- 1. Comentários no YouTube;
- 2. Endereços no Google Maps;
- 3. Arquivos no Google Drive;
- 4. Contatos.
Saiba como gerenciar o acesso do Google aos seus dados
Revisão de dados pessoais
Para revisar e atualizar suas informações pessoais, basta acessar o painel do Google e clicar em “Informações pessoais”. Por lá, você pode ajustar coisas como:
- 1. Foto de perfil, nome e data de nascimento;
- 2. Gênero, e-mail e telefone.
Na seção “Escolha o que as outras pessoas podem ver”, é possível controlar o que fica público no seu perfil.
Gerenciamento do histórico de navegação
- 1. Acesse “Dados e privacidade” no painel do Google;
- 2. Na seção “Suas atividades e os lugares em que esteve”, você encontrará registros de:
- 3. Atividade na web e de apps;
- 4. Histórico de localização;
- 5. Histórico do YouTube.
Se preferir, você pode configurar para que esses dados sejam excluídos automaticamente após um certo período de tempo ou desativar completamente o armazenamento dessas informações.
Controle dos conteúdos de aplicativos
- 1. Vá para “Dados e privacidade” no painel inicial;
- 2. Em “Dados de apps e serviços que você usa”, clique em “Conteúdo salvo dos Serviços do Google”.
Neste caso, você pode revisar e gerenciar conteúdos como comentários, endereços e arquivos. Além disso, é possível ver quais aplicativos de terceiros têm acesso aos seus dados e revogar permissões se necessário.
Dicas para manter sua privacidade na web
- 1. Mantenha seus dados atualizados: revisar e atualizar regularmente suas informações pessoais garante que os dados armazenados sejam precisos e relevantes;
- 2. Configure a exclusão automática: defina um período para que seus dados de navegação e uso de aplicativos sejam excluídos automaticamente, minimizando a quantidade de informações armazenadas;
- 3. Revise permissões de aplicativos: verifique regularmente quais aplicativos de terceiros têm acesso às suas informações e revogue acessos desnecessários;
- 4. Utilize ferramentas de privacidade: o Google oferece diversas ferramentas para gerenciar a privacidade dos seus dados. Explore as opções disponíveis no painel de “Dados e privacidade”.