O mês de março foi recheado de anúncios por parte da Microsoft. Neste sentido, tudo começou com a chegada de Mustafa Suleyman, cofundador do Google DeepMind, para o cargo de CEO de Inteligência Artificial (IA). Posteriormente, Pavan Davuluri foi nomeado como o novo líder de Windows e Surface. Além disso, a big tech lançou os primeiros notebooks Surface com IA integrada nos Estados Unidos, e um Copilot focado na segurança cibernética, disponibilizado em maio no Brasil.
Por conta das novidades, Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, explanou diversos detalhes durante uma entrevista à Época Negócios, dando destaque sobre a evolução da IA dentro da companhia. Ela também compartilhou como a empresa está trabalhando com clientes corporativos para facilitar a adoção da nova tecnologia de uma maneira segura e responsável.
Futuro da IA na Microsoft
Durante a conversa, a presidente destacou a importância de estar ciente dos riscos da IA, sem que seja preciso bloquear ou retardar sua total implementação. De acordo com ela, a Microsoft tem investido em workshops para as equipes de negócios, ajudando as companhias a entender onde podem ter maior benefício, além de debater sobre o impacto, tempo e custo.
Esses projetos são realizados em parceria com clientes e parceiros da big tech, onde são abordados os principais problemas das corporações e como a IA pode ser uma aliada para superá-las. A executiva frisou que a ideia é proporcionar uma adoção segura e responsável da IA no ambiente corporativo.
Adaptação necessária
Cosentino disse que, para se prepararem para a nova era, as companhias devem se adaptar, principalmente na capacitação de seus funcionários. Ela afirmou que muitos empregos vão desaparecer, mas outros, melhores e mais adequados à realidade tecnológica, irão surgir. Logo, um corpo empregatício capacitado será de suma importância para que as empresas se adaptem às mudanças.
Além disso, a Microsoft tem mantido conversas recorrentes com seus clientes, órgãos reguladores e o governo com a intenção de contribuir para a regulação da tecnologia no país. “Temos que estar cientes dos riscos, mas sem bloquear o uso da inteligência artificial ou retardar a sua adoção“, frisou a presidente.
Desafios e oportunidades
O uso da IA apresenta diversos desafios, como a necessidade de regulação, a proteção da privacidade dos dados e a preparação dos recursos humanos para lidar com a nova tecnologia. Contudo, as oportunidades são vastas, incluindo o aumento da eficiência operacional, melhor tomada de decisão e inovação em produtos e serviços.
No que diz respeito às oportunidades, podemos destacar a capacidade da IA de transformar diversos setores, como saúde, transporte, educação e segurança cibernética. No caso da saúde, por exemplo, a tecnologia já vem sendo utilizada para diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados. Já no transporte, a ferramenta pode aprimorar a logística e a segurança viária:
- 1. Maior eficiência operacional;
- 2. Melhoria na tomada de decisão;
- 3. Inovação em produtos e serviços;
- 4. Transformação de setores como saúde e transporte.