Após o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que confirmou a ativação de uma nova bandeira tarifária, o aumento na conta de luz será menor do que o previsto inicialmente. Isso porque, em vez da bandeira vermelha 2, a estatal optou pela bandeira vermelha 1.
Apesar do custo ser ligeiramente reduzido, os consumidores devem continuar atentos ao consumo de luz para economizar e evitar que a fatura pese no bolso. Neste sentido, há alguns eletrodomésticos que exigem atenção redobrada, visto que eles são considerados os “vilões” da conta de energia elétrica.
Antes de entrarmos em detalhes, vale destacar que a bandeira vermelha 2 acrescenta R$ 7,877 para cada 100 quilowatt-hora consumidos, enquanto a bandeira vermelha 1 representa um acréscimo de R$ 4,463 para a mesma quantidade de energia gasta. Dito isso, a seguir, confira algumas dicas para pagar menos e ter um alívio financeiro na hora de quitar as contas.
Lista de eletrodomésticos que consomem muita luz
Entre os aparelhos que são os grandes vilões da conta de luz estão:
- 1. Ar-condicionado;
- 2. Máquina de lavar;
- 3. Chuveiro elétrico;
- 4. Ferro de passar roupa.
Ronaldo Almeida, gerente de qualidade da distribuidora de energia elétrica Light, orienta os consumidores brasileiros a adotarem certas práticas para economizar ao usar esses eletrodomésticos. O primeiro passo, segundo o especialista, é prestar atenção ao Selo Procel do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ao comprar aparelhos e verificar suas potências. “Se o consumidor conseguir tomar alguns cuidados, no fim do mês vai perceber uma grande diferença no valor da conta de luz“, disse (via Extra).
- 1. Ar-condicionado
No caso deste dispositivo, que é considerado um dos vilões do consumo de energia elétrica, é de suma importância realizar a manutenção regular e manter o filtro limpo. Dessa forma, você potencializa o uso do ar-condicionado e, de quebra, economiza na fatura.
- 2. Ferro de passar roupa, máquina de lavar roupas e geladeira
Almeida orienta ainda o uso eficiente do ferro de passar roupa e da máquina de lavar, acumulando roupas conforme a capacidade dos equipamentos. No caso da geladeira, ele destaca a importância de manter a borracha de vedação em boas condições e averiguar se ela não está seca.
- 3. Chuveiro elétrico e iluminação eficiente
Em relação aos chuveiros elétricos, que também costumam pesar na conta de luz, a distribuidora Enel recomenda que os consumidores brasileiros reduzam o tempo de banho e ajustem o chuveiro para as posições morno ou verão, o que pode acarretar em uma economia de até 30%.
Quanto à iluminação, a empresa sugere substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LEDs, que consomem de 60% a 80% menos energia. Além disso, aproveitar a luz natural do dia também pode ser uma boa prática na hora de economizar.