Dê adeus aos códigos de barras: seus dias estão contados
Ao que tudo indica, a modalidade deve começar a ser descontinuada
Há pouco mais de 50 anos, o primeiro código de barras moderno era escaneado em um supermercado nos Estados Unidos. Na época, a tecnologia revolucionou o comércio global e é amplamente utilizada até os dias de hoje. Entretanto, ao que tudo indica, ela deve desaparecer num futuro bastante próximo.
Isso porque companhias do setor do varejo estão acelerando o processo de substituição dos códigos de barras pelo seu parente mais moderno, os QR Codes. Inclusive, existe até uma data para que este trabalho esteja finalizado: 2027. Esta transição, por sua vez, não é algo tão simples, pois exige:
- 1. Colaboração global entre setores;
- 2. Atualizações de software e hardware para varejistas;
- 3. Mudanças de fabricação para marcas;
- 4. Educação dos usuários.
Além disso, não é nada barato, embora as grandes empresas não divulguem previsões de gastos e garantam que o custo não chegará aos consumidores. Todavia, é de suma importância ficar atento a essa nova realidade. Veja os detalhes
QR Code chega para tomar o lugar
Lançados em 1994, os QR Codes começaram a conquistar o seu espaço de fato com o aumento expressivo do uso de smartphones. De acordo com os grandes do setor do varejo, esta tecnologia pode armazenar significativamente mais informações do que os códigos de barras.
Como você já deve imaginar, escanear esses códigos modernos pode dar acesso a uma série de informações que não caberiam no rótulo de uma embalagem. É o caso de detalhes nutricionais mais específicos, além de questões como sustentabilidade ambiental, ofertas e cupons, recalls e muito mais.
Atualmente, algumas marcas já estão experimentando colocar códigos QR nos rótulos para aumentar o envolvimento do cliente com seus produtos. No entanto, isso ainda acontece juntamente com os códigos de barras tradicionais, pois a transição será algo gradual.
A L’Oréal, por exemplo, estampou um código em uma tinta para colorir cabelos que leva os usuários a um site onde eles podem fazer um teste virtual da cor e assistir a tutoriais. Segundo a companhia especializada em cosméticos, isso leva o consumidor a escolher determinado produto.
Mas é claro que, como informado há pouco, esta substituição será gradual. As próprias empresas entendem que os consumidores precisam se acostumar a escanear os QR Codes no lugar dos tradicionais códigos de barras na hora de comprar algo.
Como ler um QR Code pelo computador?
A câmera dos computadores Windows só costuma ser utilizada durante as famosas videochamas, contudo, ela também pode ajudá-lo com outra tarefa: escanear um QR Code. Para isso, basta clicar na barra de busca do seu computador e procurar por “webcam” ou “câmera”. Em seguida, selecione o aplicativo correspondente.
Quando o app abrir, procure pelas setas que ficam próximas ao botão de captura de imagem. Então, clique na seta de baixo até que o símbolo de um QR Code fique disponível. Na sequência, abra o QR Code em seu celular ou em outro lugar e o posicione na frente da câmera de forma estável. Quando o escaneamento for concluído, um pop-up vai aparecer com os dados do código e você pode copiar esses dados com o mouse.