Como funciona recurso do Google que protege suas informações pessoais

O mecanismo ajuda os internautas a se protegerem de golpes

Muito provavelmente, você não sabia que o Google pode monitorar a dark web para saber se os seus dados foram encontrados em vazamentos de dados. Para quem não conhece, essa área da internet é permeada por assuntos macabros e supostos casos criminosos, Tendo isso em mente, a função chamada “Relatórios da Dark Web” estará disponível para todos — vale frisar que o “lado obscuro” da web é recheada de assuntos sensíveis e, por conta disso, deve-se priorizar a sua segurança digital.

Vale frisar que, até então, o recurso era pago e só estava disponível para assinantes do serviço Google One. Todavia, é de suma importância que todos os internautas conheçam os métodos de proteção. Portanto, siga a leitura para mais informações sobre o tema.

Entenda o que são os Relatórios da Dark Web

  • 1. De acordo com o Google, o “Relatório da Dark Web” monitora partes da internet que são difíceis de acessar em busca de vazamentos de suas informações pessoais, incluindo nome, endereço, número de telefone e e-mail;
  • 2. Ou seja, é uma “solução combinada” para “ajudar os usuários a proteger sua presença online”, acrescenta a empresa;
  • 3. Quando acionado no seu perfil, o Google faz uma varredura na dark web para saber se os seus dados foram encontrados;
  • 4. Até o momento da publicação, os relatórios estão disponíveis em 46 países — Brasil está incluso na lista;
  • 5. Segundo o Google, a função será integrada na seção “Resultados sobre você” como uma solução “para proteger sua presença online”.

Vale mencionar que o “Resultados sobre você” também te ajuda a descobrir se suas informações pessoais de contato, como endereço, número de telefone ou e-mail, aparecem nos resultados de busca. Se preferir, o usuário pode solicitar a remoção de todo o conteúdo nas pesquisas.

Quando vai acontecer a liberação da ferramenta?

De acordo com o 9to5Google, o recurso atendia apenas assinantes do Google One e estará disponível para todas as Contas do Google no fim de julho de 2024 para “melhorar a privacidade dos usuários em casos de violações de dados”, algo cada vez mais comum.

Dicas para se proteger na internet

  • 1. Lembre-se do firewall

Um firewall funciona como uma barreira entre seu computador e outra rede, como a Internet. Os firewalls bloqueiam tráfego indesejado e também podem ajudar a impedir que software malicioso infecte o seu computador.

  • 2. Escolha seu navegador com sabedoria

Nossos navegadores são a porta de entrada principal para a web e por isso desempenham um papel fundamental na segurança na Internet. Um bom navegador da web deve ser seguro e ajudar a proteger você de violações de dados.

  • 3. Crie senhas fortes e use um gerenciador de senhas seguro

Hoje em dia, substituir letras e números por caracteres parecidos não é mais suficiente; por exemplo, “S3nh@” para “senha”, pois os hackers estão atentos a isso. Quanto mais complexa for sua senha, mais difícil de descobri-la. Um gerenciador de senhas pode ajudar – gerando, armazenando e gerenciando todas as suas senhas em um cofre virtual seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.