A partir deste mês de dezembro, o Google implementará uma nova política que poderá impactar milhões de usuários acabando permanentemente com contas inativas há mais de dois anos. Este movimento não é restrito apenas ao Gmail, mas abrange todo o ecossistema de produtos Google. Entre os quais, o Workspace, que inclui Google Docs, Drive, Meet, Calendário, e também o Google Fotos.
O objetivo da gigante de tecnologia ao introduzir estas mudanças é aumentar a segurança dos usuários, minimizando os riscos relacionados a contas susceptíveis a comprometimentos. Segundo Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos do Google, contas inativas em suas plataformas são alvos fáceis para práticas maliciosas.
Aviso prévio
O Google assegurou que usuários de contas inativas serão avisados antes da exclusão definitiva de suas contas. Esta abordagem proativa tem o intuito de dar aos usuários a oportunidade de reativar suas contas ou resgatar dados importantes.
As notificações serão enviadas por e-mail e poderão incluir orientações sobre como evitar a exclusão.
Entre as recomendações, manter um e-mail de recuperação atualizado é uma das medidas essenciais. Outro passo fundamental é fazer login regularmente na conta, o que pode parecer básico, mas é eficaz na prevenção da suspensão.
Como garantir a atividade da sua conta no Google
Para proteger sua conta da exclusão, o Google sugere que os usuários realizem pelo menos uma das atividades listadas a seguir a cada dois anos:
- Enviar um e-mail: Uma das formas mais diretas de demonstrar atividade contínua.
- Usar o Google Drive: Mesmo ações simples, como salvar ou excluir arquivos, são reconhecidas como atividade.
- Baixa de aplicativos pela Google Play Store: Adicionar novos aplicativos a partir da sua conta ativa a mesma.
- Assistir vídeos no YouTube: Garantia de atividade contínua assistindo a vídeos enquanto logado.
- Pesquisas no Google: Realizar buscas enquanto conectado à sua conta também é uma forma de demonstrar uso.
- Acessar sites: Visitar websites que requerem login com sua conta do Google.