Donald Trump se recupera e fala pela primeira vez após atentado

Veja o que o republicano disse em sua mais recente entrevista após a polêmica

Ao jornal norte-americano The New York Post, Donald Trump, diretamente do avião que o levava para a convenção do Partido Republicano em Milwaukee, comentou sobre o atentado à sua vida nos últimos dias. O ex-presidente dos Estados Unidos elogiou os agentes do Serviço Secreto pela morte do jovem que tentou assassiná-lo e matou um bombeiro público. “Eu deveria estar morto“, disse o político.

Eles atiraram nele entre os olhos“, continuou Trump, acrescentando que os agentes “fizeram um trabalho fantástico”. Ainda segundo o republicano, o episódio foi “surreal para todos nós”, não tendo tecido críticas sobre as falhas na segurança do comício.

Repercussão na imprensa mundial

De acordo com a imprensa francesa, que transcreveu a entrevista de Trump ao jornal estadunidense, a tentativa de assassinato aumentou as chances do político de voltar à Casa Branca. “Ele já era favorito depois do fracasso ao vivo de Joe Biden durante o debate, há duas semanas. Agora ele é visto como um mártir e, mais ainda, como um herói, entre alguns americanos“, veiculou o canal Les Echos.

Ainda segundo o veículo francês, a convenção do Partido Republicano que começou na última segunda-feira (15) em Milwaukee, no estado de Wisconsin, “promete ser carregada de testosterona”. “O líder populista [ou seja, Trump] quer demonstrar vigor e determinação“, disse a publicação. Além disso, a convenção irá revelar o vice da chapa do republicano e três homens estão entre os mais cotados. São eles:

  • 1. O senador J.D. Vance, de uma família modesta, representante dos brancos com menos recursos do interior dos EUA;
  • 2. O senador da Flórida, Marco Rubio, um latino;
  • 3. O governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, um famoso empresário.

Vale destacar que a entrevista concedida ao The New York Post virou manchete em outros jornais franceses, como o Libération e Le Parisien.

Detalhes sobre o comício

O local escolhido para a convenção republicana é um moderno complexo desportivo, cujas paredes estão cobertas de imensos painéis com fotos em homenagem ao 45º presidente dos Estados Unidos, que também quer ser o 47º, descreve o Liberátion. “Mas a imagem que todos têm na cabeça, e que correu o mundo, é a de Donald Trump com o rosto ensanguentado, levantando o punho, pronto para o combate“, escreveu o jornal. “

Muitas pessoas dizem que é a foto mais icônica que já viram“, disse Trump ao jornal estadunidense. “Eles estão certos e eu não estou morto“, acrescentou o pré-candidato à presidência dos EUA.

Eleições 2024

Segundo a pesquisa de opinião mais recente da ABC-WashingtonPost-Ipsos, divulgada na última quinta-feira (11), a vice-presidente Kama Harris aparece com 49% das intenções de voto, contra 47% de Trump, no caso de uma disputa direta entre os dois. Cabe destacar que a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um empate técnico.

Também é preciso levar em conta que as pesquisas de opinião nos EUA consideram a intenção de votos nominais de eleitores registrados, enquanto o presidente é eleito pelo número de delegados que conquista no Colégio Eleitoral (em 2016, por exemplo, Trump foi eleito com um número de votos menor que Hillary Clinton).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.