A primeira parcela do ano referente ao Auxílio Gás deve ser paga em fevereiro, conforme a regra do benefício que estabelece o repasse bimestral do valor. Em 2023 a quantia permanece como 100% do valor médio nacional do botijão de 13Kg.
Enquanto aos requisitos, as famílias que vão receber o repasse são aquelas com registro no Cadastro Único que apresentam renda por pessoa de até meio salário mínimo. Também têm direito as famílias com com integrantes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A quantia repassada não é fixa, variando conforme as informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O valor do auxílio é a quantia média do botijão de 13kg, avaliada próxima a data de repasse.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás
Em 2023 o Auxílio Gás deve permanecer sendo pago nos mesmos dias dos repasses do Auxílio Brasil, segundo as datas definidas para o último número do NIS, Número de Identificação Social.
Por ser um benefício concedido a cada dois meses, o repasse não vai ocorrer em janeiro, pela última parcela ter sido paga em dezembro de 2022, no valor de R$ 112.
Até o momento os repasses não foram antecipados e devem ocorrer conforme a normalidade dos depósitos, acontecendo nos últimos 10 dias úteis do mês.
- Final do NIS 1 pagamento ocorre em 13 de fevereiro
- Final do NIS 2 pagamento ocorre em 14 de fevereiro
- Final do NIS 3 pagamento ocorre em 15 de fevereiro
- Final do NIS 4 pagamento ocorre em 16 de fevereiro
- Final do NIS 5 pagamento ocorre em 17 de fevereiro
- Final do NIS 6 pagamento ocorre em 22 de fevereiro
- Final do NIS 7 pagamento ocorre em 23 de fevereiro
- Final do NIS 8 pagamento ocorre em 24 de fevereiro
- Final do NIS 9 pagamento ocorre em 27 de fevereiro
- Final do NIS 0 pagamento ocorre em 28 de fevereiro