A companhia Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, está prestes a fechar um acordo com o Governo Federal para ressarcir os valores das viagens canceladas, que culminou na revolta de milhares de clientes no período e, consequentemente, rendeu um grande prejuízo à empresa.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estaria em fase final de elaboração para contemplar os consumidores que adquiriram pacotes entre janeiro de 2019 e maio de 2023 e que, por algum motivo, não tiveram o contrato cumprido. O número de relatos contra a Hurb no site da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) chega a 83 mil reclamações. Problemas com devolução representam 48% dos casos, enquanto ofertas não cumpridas equivalem a 32%.
O que aconteceu no caso Hurb?
Como bem sabemos, a pandemia de COVID-19 causou diversos problemas, especialmente no setor do turismo. Neste sentido, a Hurb foi significativamente afetada, com o número de denúncias contra a marca no portal da Senacom alcançando números impressionantes. Consequentemente, a reputação da empresa tem sido afetada por essas questões.
A companhia, que se destacou no mercado de turismo como uma alternativa acessível para a reserva de hospedagens e pacotes de viagem, agora enfrenta a desconfiança dos consumidores. A falta de clareza e a dificuldade na comunicação têm exacerbado essa situação.
Entenda o TAC
Em linhas gerais, trata-se de um documento instrumento jurídico que tem como objetivo a resolução de conflitos entre consumidores e empresas. No caso da Hurb, o TAC representa um compromisso da companhia em ressarcir os valores de viagens canceladas, proporcionando uma alternativa viável para os consumidores que se sentiram lesados.
Vale ressaltar que os detalhes específicos do TAC ainda estão sendo debatidos, mas a ideia é assegurar que todos os consumidores prejudicados entre janeiro de 2019 e maio de 2023 possam receber o ressarcimento pelos valores pagos. Com isso, a expectativa é de que esse acordo traga um alívio financeiro para aqueles que aguardam há meses ou até anos pela devolução de seus investimentos.
Quais as punições cabíveis à Hurb?
Caso a companhia de turismo não cumpra os termos básicos do TAC, ela poderá arcar com multas e outras penalidades impostas pelo Governo Federal. Além disso, o não cumprimento do acordo pode resultar em uma perda ainda maior de credibilidade, afastando consumidores e investidores.
Diante deste cenário preocupante, a Hurb terá que trabalhar com cautela para se recuperar deste episódio catastrófico e conquistar novamente a confiança do mercado e dos consumidores brasileiros. Logo, a implementação efetiva do acordo de ressarcimento será uma oportunidade única para a empresa se reinventar e aperfeiçoar seus processos.
Todavia, os consumidores que se sentem insatisfeitos com a solução proposta podem considerar buscar recursos legais. A consulta a um advogado especializado em direito do consumidor pode ajudar a entender as opções disponíveis, incluindo ações judiciais individuais ou coletivas.