Para as famílias que possuem direito a receber o Bolsa Família e o Auxílio Gás as parcelas dos benefícios são liberadas juntas, segundo o calendário determinado pelo governo. No entanto, neste mês o pagamento não deve ser do mesmo valor do último repasse.
Em dezembro, por causa da vigência da PEC Kamikaze e por ser um mês onde o Auxílio Gás também deveria ser pago, os beneficiários que conseguiram receber os dois sacaram mais de R$ 700, tendo em vista que o valor do auxílio para a compra do gás de cozinha foi de R$ 112.
Porém, em janeiro, apesar da aprovação da Medida Provisória 1.155/2023, que estabelece um orçamento com possibilidade da continuação do Auxílio Gás, com o valor total da média nacional do botijão de 13kg, o Auxílio Gás não será repassado aos beneficiários.
As regras do benefício estabelecem que o repasse para a compra do item doméstico deve ocorrer apenas a cada dois meses, e não todos os meses como no caso do Bolsa Família. Dessa forma, com o último pagamento tendo sido feito em dezembro, o próximo depósito deve ocorrer apenas em fevereiro.
Quanto será o Auxílio Gás em fevereiro?
O valor da parcela ainda não foi divulgado, mas isso não é algo que deva preocupar as famílias carentes que precisam da ajuda financeira.
Como o valor do auxílio não é fixo, mas calculado segundo a média nacional de venda em um determinado momento, a quantia a ser repassada pelo governo costuma ser divulgada próxima aos dias de pagamento.
Em fevereiro os pagamentos começarão no dia 13, onde recebe quem possui o NIS terminado em 1, e vão se estender até o dia 28, para quem possui o último número do Número de Identifcação Social 0 (zero).