quarta-feira, maio 14, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Presidência do México é de uma mulher pela 1ª vez; conheça Claudia Sheinbaum

Alan da Silva Por Alan da Silva
03/06/2024
Em Notícias
0

Na eleição presidencial do México deste domingo (2), Claudia Sheinbaum, candidata do partido Morena, de esquerda, foi eleita a primeira mulher presidente do país em seus 200 anos de república. Os dados iniciais do Instituto Nacional Eleitoral (INE) indicam que Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos, com 77% das urnas contabilizadas.

A concorrente Xóchitl Gálvez, por outro lado, conquistou entre 26,6% e 28,6% dos votos. Apesar da disputa, Gálvez reconheceu sua derrota e manifestou suas felicitações a Sheinbaum. Este resultado demonstra uma mudança significativa no panorama político mexicano, reforçando a popularidade do atual presidente, López Obrador.

O modelo de contagem usado pelo INE baseia-se em uma amostra representativa de toda a votação nacional, coletando dados de diferentes locais de votação. Este sistema tem uma margem de erro de 1,5%, tanto para mais quanto para menos, o que proporciona uma estimativa confiável do resultado final já nas primeiras horas após o fechamento das urnas.

Celebrações e reações internacionais à vitória de Sheinbaum

A vitória de Claudia Sheinbaum foi celebrada não apenas dentro do México, mas também internacionalmente. Personalidades como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente brasileiro, Lula, expressaram entusiasmo em trabalhar junto à nova presidente, destacando a importância de manter e fortalecer os laços entre seus países e o México.

No seu discurso de vitória, Sheinbaum agradeceu a todos que a apoiaram ao longo da campanha e enfatizou que sua vitória é um resultado do esforço conjunto. Ela prometeu liderar um governo marcado pela “austeridade republicana e disciplina fiscal”, garantindo que não haverá aumentos reais nos preços de combustíveis e eletricidade.

Perfil da nova presidente mexicana

Antes de sua entrada triunfal na política, Claudia Sheinbaum teve uma carreira distinguida na academia. Formou-se em física pela Unam e posteriormente especializou-se em engenharia ambiental. Ela também fez parte do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, uma equipe que foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Nascida numa família judia, Sheinbaum sempre esteve envolvida com questões sociais e políticas. Sua trajetória política começou de fato quando se tornou secretária do Meio Ambiente da cidade do México, sob a gestão de Andrés Manuel López Obrador, atual presidente. Como prefeita da Cidade do México, Claudia enfrentou desafios significativos, como a pandemia de Covid-19 e a queda de uma linha do metrô.

A liderança de Sheinbaum, apoiada amplamente por López Obrador, sugere uma continuidade das políticas atuais, mas também indica novas direções que podem ser tomadas sob sua presidência. Com propostas audaciosas, como a reforma do sistema judiciário e um enfoque reforçado na transparência e no combate à corrupção, Sheinbaum promete manter a estabilidade do México.

A posse de Claudia Sheinbaum está marcada para 1º de outubro, e até lá, López Obrador continua na presidência, garantindo uma transição suave e organizada para o novo governo.

Post anterior

Comunicado geral para todos que possuem conta poupança da Caixa Econômica

Próximo post

PIX de R$ 1.412 autorizado para trabalhadores quem nasceram nestes meses

Próximo post
dinheiro notas de 100 reais real

PIX de R$ 1.412 autorizado para trabalhadores quem nasceram nestes meses

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADO

direitos trabalhistas

Você conhece todos os seus direitos trabalhistas? Descubra agora!

5 meses Atrás
mei 2024

MEIs precisam ficar sabendo da nova obrigação para emitir nota fiscal

8 meses Atrás
correios

Correios tem alerta GERAL para brasileiros sobre golpe perigoso

9 meses Atrás
bolsa fam

Esta lista mostra quais são os benefícios complementares do Bolsa Família

9 meses Atrás

EDITORIAS

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

ASSUNTOS RECENTES

adicional antecipação Anvisa aposentadoria assistência social aumento auxilio brasil auxílio gás benefício adicional benefícios Bloqueio Bolsa Família Brasil café Calendário conclave concurso público cozinha declaração descontos indevidos economia brasileira feriados fraude igreja católica Imposto de Renda inflação INSS investimentos Legislação Trabalhista MEI nutrição pagamento papa papa francisco pensionistas plantas pobreza privacidade programas sociais saúde segurança Segurança Alimentar transferência de renda VAGAS vaticano

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Papas podem beber cerveja e outras bebidas alcóolicas?
  • Microsoft demitirá mais de 6 mil funcionários, incluindo brasileiros
  • Nissan vai demitir 20 mil funcionários em todo mundo: Trabalhadores brasileiros serão afetados?

Editorias

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

Notícias recentes

Papas podem beber cerveja e outras bebidas alcóolicas?

Papas podem beber cerveja e outras bebidas alcóolicas?

14/05/2025
Microsoft demitirá mais de 6 mil funcionários, incluindo brasileiros

Microsoft demitirá mais de 6 mil funcionários, incluindo brasileiros

14/05/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.