Uma pesquisa realizada pela US News & World Report, plataforma de mídia estadunidense, elegeu a Suíça como a nação número um do planeta. O ranking foi feito a partir de percepções globais de definição sobre 89 países, e o potencial de cada região no que diz respeito ao comércio, turismo, viagem, investimento e seus impactos na economia nacional.
Neste cenário, o levantamento teve auxílio para análise de dados pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia e contou com quase 17 mil pessoas que avaliaram a associação de países e seus atributos em um intervalo de 22 de março a 23 de maio. Ainda sobre a metodologia adotada, o estudo prevê as seguintes categorias:
- 1. Aventura;
- 2. Agilidade;
- 3. Influência cultural;
- 4. Empreendedorismo;
- 5. Herança;
- 6. Mudanças;
- 7. Capacidade de negócios;
- 8. Poder;
- 9. Qualidade de vida;
- 10. Propósito social.
Lista geral e a posição do Brasil
- 1º lugar: Suíça
Dentre os melhores do ranking desde 2017, a Suíça (100 pontos) faturou a primeira posição após ser impulsionada por desempenhos em subcategorias com maior peso: Qualidade de vida, Empreendedorismo e Propósito social.
- 2º lugar: Japão
Na sequência, temos o Japão (96.6 pontos), que conseguiu avançar quatro posições em um único ano. Os japoneses obtiveram o destaque devido às altas classificações nas categorias de Empreendedorismo e Mudanças.
- 3º lugar: Estados Unidos
Os EUA (94.2 pontos) ocupam a terceira posição, com um desempenho de duas colocações acima da anterior. Os estadunidenses figuraram em primeiro lugar no que diz respeito a Poder e Agilidade, o segundo em Empreendedorismo e o terceiro em Influência cultural.
- Demais países
Outras nações no top 10 incluem Canadá, Austrália, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia e Dinamarca. Já do 11º ao 25º, estão Noruega, França, Holanda, Cingapura, Itália, China, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Islândia, Bélgica, Irlanda e Catar.
- E o Brasil?
Com média de 55.7 em pontuação, o Brasil ficou elencado como o 30º melhor país do mundo, segundo a pesquisa da US News & World Report, ficando atrás de nações como Portugal, Luxemburgo e Grécia. A posição brasileira representa um recuo de 2 postos se comparado ao ano de 2023, quando ocupou o 28º lugar.
Vale lembrar que a pesquisa também explica que, apesar de ser um dos principais destinos turísticos do mundo, a colocação do Brasil se justifica pelo fato das “questões sérias relacionadas à pobreza, desigualdade, governança e meio ambiente“.
Dentro do ranking, a melhor pontuação que as terras brasileiras recebeu foi no aspecto Aventura, com 100 pontos, colhidos em subcategorias como Amigável (80.40), Diversão (99.5), Bom para turismo (79,1), Clima agradável (83.4), Cênico (79,1) e Sensual (100).
O segundo melhor aspecto brasileiro seria a “Herança”, que nesse caso contempla a maneira de moldar a história por meio da cultura. Assim, essa parte é medida com uma média ponderada de cinco atributos: ser culturalmente acessível, ter uma história rica, ter ótima comida, número de atrações culturais e de atrações geográficas. Com a devida apuração destas categorias, a nação brasileira obteve uma nota geral de 76.8.