NASA bate martelo sobre os astronautas presos no espaço
A empreitada espacial acabou se tornando um verdadeiro pesadelo
A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, anunciou na última quinta-feira (22) quais medidas serão adotadas para resgatar os dois astronautas que viajaram para Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e ficaram presos no espaço. Até o momento, a ideia é que eles retornem à Terra na cápsula Starliner, da Boeing, que os transportou no começo de junho.
Os astronautas Barry “Butch” Wilore e Suni Williams, deveriam ter voltado ao nosso planeta no dia 12 de junho, mas podem voltar à Terra somente em fevereiro de 2025, caso a cápsula Starliner ainda seja considerada insegura.
Cabe destacar que o retorno foi adiado três vezes. A NASA vem discutindo planos potenciais com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon, que recebeu a aprovação da agência estadunidense para voos de astronautas em 2020.
O que aconteceu com os astronautas?
A dupla foi envida à ISS em 5 de junho, em uma missão de, supostamente, 8 dias, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. No entanto, de acordo com a NASA, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.
“Passamos por muitas simulações… e acho que, no ponto em que estamos agora, sinto confiança de que, se fosse necessário, se houvesse algum problema com a ISS, poderíamos entrar na nossa espaçonave, desacoplar, conversar com nossa equipe e encontrar a melhor forma de voltar para casa“, disse Williams no mês passado.
Falhas nos propulsores durante a acoplagem inicial da Starliner à ISS em junho e vários vazamentos de hélio, utilizado para pressurizar esses propulsores, levaram a Boeing a iniciar uma campanha de testes para entender a causa e propor soluções à agência, que tem a decisão final.
Contudo, os resultados desses experimentos ainda não dissiparam as preocupações sobre a segurança da Starliner e geraram debates internos na NASA sobre os riscos da cápsula. Utilizar uma cápsula da SpaceX para trazê-los de volta seria um golpe duro para a gigante aeroespacial, que tem lutado há anos para competir com a empresa do bilionário Elon Musk.
Vale destacar que a agência espacial dos EUA concedeu bastante tempo à Boeing para realizar mais testes e coletar dados. Inclusive, a NASA adiou a próxima missão da Crew Dragon, chamada Crew-9, em mais de um mês. Todavia, ainda não foi decidido quais astronautas seriam retirados da missão para acomodar Wilmore e Williams, se necessário.
Quem são os astronautas presos no espaço?
Barry “Butch” Wilmore
- 1. Criado em Mount Juliet, no Tennessee (EUA), Wilmore tem 61 anos e é capitão aposentado da Marinha estadunidense;
- 2. Ele já passou 178 dias no espaço ao longo da carreira. Foram 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões;
- 3. Participou de voos em ações militares no Iraque e na Bósnia;
- 4. A missão da Boeing é a sua terceira na ISS;
- 5. É casado com Deanna Newport e tem duas filhas.
Suni Williams
- 1. Aos 58 anos, é astronauta da NASA desde 1998 e veterana de duas missões espaciais;
- 2. É a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos;
- 3. Já passou mais de 3 mil horas voando, em 30 aeronaves diferentes;
- 4. Como membro da tripulação do NEEMO2, ela ficou embaixo d’água por 9 dias no laboratório submarino Aquarius, da NASA;
- 5. É casada e considera Needham, em Massachusetts (EUA), sua cidade natal.