As tarifas de pedágio em oito rodovias do centro-oeste paulista passarão por um reajuste de aproximadamente 5,5% a partir desta quarta-feira (4).
Este aumento é fundamentado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou uma alta de 5,5% entre maio de 2024 e abril de 2025. A atualização anual das tarifas está prevista nos contratos de concessão firmados com o Governo do Estado de São Paulo.
O reajuste impactará diretamente os motoristas que trafegam por essas rodovias, sendo que a mudança nas tarifas busca acompanhar a inflação medida pelo IPCA. Este índice é um dos principais indicadores de inflação do país, refletindo a variação dos preços para o consumidor final.
Quais rodovias serão afetadas pelo reajuste?
O aumento nas tarifas de pedágio afetará as seguintes rodovias do centro-oeste paulista:
- Cabrália Paulista – SP-293, Km 2
- Dois Córregos – SP-225, Km 143,8
- Garça – SP-294, Km 425,7
- Jaú – SP-225, Km 199,4
- Oriente – SP-294, Km 474,8
- Paraguaçu Paulista – SP-284, Km 458,3
- Piratininga – SP-294, Km 370
- Torrinha – SP-304, Km 255,8
Benefícios para usuários de pagamento automático
Motoristas que utilizam tags de pagamento eletrônico continuam a desfrutar de benefícios. Além da conveniência e agilidade nas pistas automáticas, há um desconto fixo de 5% na tarifa para todos os tipos de veículos equipados com o dispositivo. Adicionalmente, veículos de passeio que utilizam pagamento automático podem se beneficiar do Desconto de Usuário Frequente (DUF).
Este é um benefício progressivo que reduz o valor da tarifa conforme a frequência de uso da mesma praça, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. O desconto começa a ser aplicado a partir da segunda passagem e pode chegar a até 90% para aqueles que trafegam regularmente.
Impacto do reajuste
O reajuste das tarifas de pedágio pode ter um impacto significativo nas comunidades locais, especialmente para aqueles que dependem das rodovias para atividades econômicas e sociais.
Embora o aumento busque refletir a inflação, ele também representa um custo adicional para os motoristas e transportadores que utilizam essas vias regularmente.