domingo, junho 15, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Histórico: Venezuela é o primeiro país do mundo a perder geleiras

Bruno Gama Por Bruno Gama
14/07/2024
Em Notícias
0

Recentemente, a Venezuela informou oficialmente o derretimento de sua última geleira. A gigante La Corona, um dos pontos turísticos mais populares e queridos por brasileiros e outros visitantes do mundo inteiro entre as décadas de 1950 e 1980, que cobria 4,5 quilômetros quadrados no Parque de Serra Nevada, foi reclassificada pelos cientistas como um simples campo de gelo. A decisão é histórica, visto que coloca a nação localizada na América do Sul como o primeiro país a perder todas as suas geleiras.

O comunicado, feito recentemente, representa uma grande derrota contra as mudanças climáticas, especialmente no continente latino-americano. Isso porque La Corona era mais que uma atração turística que ficava próxima ao Pico Humboldt, a quase 5 mil metros de altitude, era um símbolo da natureza, e seu completo derretimento representa um impacto real na vida dos venezuelanos e, consequentemente, do nosso planeta.

Na primeira década do século passado, a Venezuela ostentava seis geleiras, que cobriam uma área total de 1.000 quilômetros quadrados, e, em 1956, o Clube Andino Venezuelano organizou um campeonato de esqui cross-country nas montanhas do Pico Espejo, no estado de Mérida. O que restou de tudo isso, em 2024, foi um “um pedaço de gelo com 0,4% do seu tamanho original”, afirmou o professor Julio Cesar Centeno, da Universidade dos Andes, à agência de notícias AFP.

Afinal de contas, por que La Corona não é mais uma geleira?

Se levarmos em conta os padrões internacionais, uma geleira precisa medir pelo menos 10 hectares, o equivalente a 0,1 quilômetro quadrado. Esse padrão já havia sido perdido, desde 2011, pelas geleiras existentes nos picos El León, La Concha, El Toro e Bolívar. Inclusive, uma pesquisa feita nos últimos cinco anos apontou uma perda de 98% na cobertura glacial da Venezuela entre 1953 e 2019, sendo de 17% nos últimos quatro anos do período analisado.

Em uma tentativa desesperada para “proteger” a geleira, autoridades venezuelanas tentaram cobrir o que restou de gelo com uma cobertura de polipropileno, como as utilizadas em países alpinos para proteger as pistas de esqui durante o verão. A medida foi anunciada pelo presidente Nicolás Maduro, alegando que o plano visa “salvar as geleiras de Mérida”. No entanto, a operação, que envolveu 35 rolos de manto, cada um com 2,75 metros de largura por 80 metros de comprimento, levados para o pico em helicópteros militares, é considerada inútil, visto que restam apenas 2 hectares dos 450 que ligavam Humboldt ao pico Bonpland.

Tentativa de resgate

O mirabolante plano de salvação, não conseguiu evitar o desastre ambiental e provocou protestos entre os cientistas e conservacionistas da nação. “Estão ‘protegendo’ uma geleira que não existe mais“, diz Centeno. “É uma coisa ilusória, uma alucinação, é completamente absurdo”, concluiu.

Além disso, para piorar a situação, a iniciativa tem potencial para contaminar todo o ecossistema do parque, visto que à medida que o tecido “protetor” se decompõe, ele se transforma em microplásticos com o tempo. “Esses microplásticos são praticamente invisíveis, vão para o solo e de lá vão para as plantações, para as lagoas, para o ar, então as pessoas vão acabar comendo e respirando isso”, alertou Centeno.

Post anterior

CAIXA confirma pagamento acima de R$ 9 mil para estudantes

Próximo post

Google oferece 15 cursos gratuitos para melhorar seu currículo

Próximo post
google building logo shutterstock 559400386

Google oferece 15 cursos gratuitos para melhorar seu currículo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Veja como curtir as festas juninas sem culpa na dieta
  • As 10 melhores plantas de baixa manutenção para apartamento
  • Conheça os sinais de exaustão perigosa durante atividades físicas

Notícias recentes

Veja como curtir festas juninas sem culpa na dieta

Veja como curtir as festas juninas sem culpa na dieta

14/06/2025
As 10 melhores plantas de baixa manutenção para apartamento

As 10 melhores plantas de baixa manutenção para apartamento

14/06/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2025 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2025 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.