A inflação do Dia dos Namorados de 2025 está sendo impulsionada por uma série de fatores, com destaque para o aumento nos preços das joias, chocolates e hospedagem.
Segundo economistas, a valorização internacional do ouro está impactando diretamente o custo das joias, gerando um aumento expressivo.
Esta elevação nos preços desses itens tradicionais contribuiu para uma inflação específica de 6,3% para a data. Em comparação, a inflação média brasileira acumulada nos últimos 12 meses foi de 5,4%.
Alta nos preços de joias e outros itens
Joias e bijuterias registraram um aumento de 24,1% em relação ao ano anterior. Chocolates, com uma elevação de 22%, e hospedagem, que subiu 11,3%, acompanham essa tendência de alta.
Além disso, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deve movimentar R$ 1,077 bilhão, significando 40% das vendas esperadas para a ocasião.
Reduções em certos produtos
Apesar da alta em alguns setores, outros produtos desafiaram a tendência inflacionária. Bebidas alcoólicas, aparelhos telefônicos e flores tiveram ligeiras quedas nos preços de 0,3%, 0,4% e 0,6%, respectivamente. Essa variação oferece um alívio considerável para os consumidores que buscam economizar.
Variação de preço entre os itens mais comprados na data
Itens | 2024 (%) | 2025 (%) |
Joias e bijuterias | 0,3 | 24,1 |
Chocolates | 3,3 | 22 |
Hospedagem | 9,1 | 11,3 |
Alimentação fora | 4,7 | 7,9 |
Perfume | 4 | 6,9 |
Livro | 12,7 | 5,7 |
Roupa masculina | 3,3 | 5,2 |
Pacote turístico | -4,5 | 4,1 |
Relógio de pulso | 1,3 | 3,8 |
Artigos de maquiagem | 4 | 3,7 |
Roupa feminina | 1,9 | 3,6 |
Sapato masculino | 2,3 | 3,5 |
Sapato feminino | 2,8 | 3,4 |
Produto para pele | 7,6 | 3,4 |
Cinema, teatro e concertos | 5,6 | 2,2 |
Tênis | 5 | 0,7 |
Bolsa | 0,5 | 0,1 |
Flores naturais | -0,9 | -0,6 |
Via: IstoÉ Dinheiro
Expectativas de vendas no comércio
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê um total de R$ 2,75 bilhões em vendas para o Dia dos Namorados deste ano, marcando um aumento de 3,2% em relação a 2024.
Esse otimismo se deve, em parte, à recuperação do mercado de trabalho, que elevou o poder de compra dos consumidores.
Concluindo, os consumidores devem prestar atenção tanto às oportunidades de economizar em produtos que tiveram seus preços reduzidos quanto ao potencial aumento de gastos com itens como joias e hospedagem.