Chumbo e cádmio são encontrados em chocolates durante estudo
A descoberta preocupou os pesquisadores envolvidos
De acordo com um novo estudo, realizado com produtos vendidos nos Estados Unidos, o chocolate amargo e produtos de cacau similares estão contaminados com chumbo e cádmio, dois metais neurotóxicos que estão ligados ao câncer, doenças crônicas ou problemas reprodutivos e de desenvolvimento, especialmente em crianças.
Como elementos naturais da crosta terrestre, chumbo, cádmio e outros metais pesados estão presentes no solo onde as culturas são cultivadas e, por conta disso, não podem ser evitados. Entretanto, alguns campos agrícolas e regiões contêm níveis mais tóxicos do que outros, em parte devido ao uso excessivo de fertilizantes contendo metais e à poluição industrial contínua.
No entanto, apesar de serem cultivadas em terras com menos pesticidas e outros contaminantes, as versões orgânicas do chocolate amargo apresentaram alguns dos níveis mais altos, segundo o estudo publicado na última quarta-feira (31) na revista Frontiers in Nutrition.
Chocolate amargo é prejudicial à saúde?
O chocolate amargo é conhecido por ser rico em nutrientes vegetais chamados flavonoides, antioxidantes e minerais benéficos e tem sido associado à melhoria da saúde cardiovascular, desempenho cognitivo e redução da inflamação crônica. A equipe de pesquisa examinou apenas produtos de chocolate amargo puro, visto que eles contêm a maior quantidade de cacau. Doces ou chocolates para culinária com outros ingredientes foram eliminados. O estudo não divulgou os nomes ou fabricantes dos produtos testados.
“Os níveis médios de chumbo e cádmio em produtos contendo cacau no novo estudo estão na média ou acima dos valores médios que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA encontra para chumbo e cádmio nos alimentos mais contaminados que eles testam”, diz Jane Houlihan, diretora nacional de ciência e saúde da Healthy Babies Bright Futures, uma coalizão de defensores comprometidos em reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos.
Batata-doce para bebês, biscoitos para dentição de bebês, biscoitos recheados, vinho branco e molho ranch lideram a lista da FDA dos alimentos mais contaminados com chumbo, enquanto sementes de girassol, espinafre, batata-frita, alface e batatas chips contêm os níveis mais altos de cádmio, diz Houlihan.
“Se os riscos típicos à saúde de comer chocolate estiverem abaixo dos limites oficiais de segurança do governo federal, é porque as pessoas normalmente consomem quantidades relativamente pequenas”, afirma Houlihan, que não esteve envolvida no estudo.
Sinal positivo para chumbo e cádmio, mas nada de arsênico
O novo estudo analisou 72 produtos de cacau quanto aos níveis de chumbo, cádmio e arsênico. Em comparação com estudos anteriores, que analisaram metais pesados no chocolate durante um momento específico, o levantamento mais recente testou os produtos ao longo de um período de oito anos, em 2014, 2016, 2018 e 2020.
Os testes foram realizados pelo Consumer Labs, uma organização sem fins lucrativos que fornece testes independentes em produtos de saúde e nutrição. Eles enviaram amostras para vários laboratórios para maximizar a precisão. Dos 72 produtos de chocolate testados ao longo do estudo, 43% excederam o nível máximo permitido de chumbo estabelecido pela Proposição 65 da Califórnia, enquanto 35% excederam o nível máximo permitido de cádmio pela Proposição 65, descobriram os pesquisadores. O estudo não encontrou níveis significativos de arsênico.