Com o fim do congelamento dos prazos para serviços de trânsitos, imposto por conta das enchentes de maio que devastaram o Rio Grande do Sul (RS), cerca de 98 mil carros em situação irregular podem ser guinchados na cidade de Canoas, localizada a aproximadamente 14 km da capital gaúcha.
Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta que parte da frota de 1,3 milhões de veículos na região pode ser recolhida por falta de licenciamento. A título de curiosidade, Canoas lidera a lista de municípios da região com o maior número de carros não licenciados, totalizando 98.724 automóveis irregulares. Em termos comparativos, Novo Hamburgo (RS) possui mais de 70 mil e São Leopoldo (RS) conta com 56 mil.
Punições para quem for flagrado dirigindo sem licenciamento
Dirigir um veículo não licenciado é uma infração de natureza grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades previstas na legislação incluem:
- 1. Multa de R$ 195,23, que é reajustado periodicamente;
- 2. Adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista;
- 3. As autoridades competentes podem reter o veículo até que o condutor regularize o licenciamento, o que pode exigir o pagamento de taxas pendentes.
Lembrando que o licenciamento é uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos em terras brasileiras, garantindo que estejam em conformidade com as regras de segurança e ambientais. Portanto, a orientação é nunca deixar esse compromisso para depois e resolvê-lo o quanto antes para evitar grandes problemas.
Procedimento exigido para licenciar o carro
Para licenciar seu veículo e dirigir sem nenhuma preocupação, o motorista precisa comprometer-se com algumas tarefas obrigatórias, todas previstas no CTB. Para facilitar o procedimento, elaboramos um pequeno guia. Confira:
Documentação obrigatória
- 1. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- 2. Documento de identidade, CPF e outro documento com foto (como a própria CNH);
- 3. Comprovante de residência;
- 4. Certificado de inspeção veicular.
Pagamentos
- Quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa específica para licenciamento. Você pode consultar o valor no site oficial do Dentran do seu Estado.
Seguro
- Verifique se o seguro DPVAT está pago, pois ele pode estar incluído no boleto do IPVA ou precisar de pagamento separado.
Pontos de atendimento
- Você pode se dirigir ao posto do Detran ou a um Centro de Formação de Condutores (CFC) autorizado em seu município. Inclusive, é recomendável agendar seu atendimento para evitar longas esperas.
Resumo
- 1. Pagar a taxa em um dos bancos conveniados;
- 2. Informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
- 3. Baixar ou imprimir o documento atualizado no portal do Detran, Poupatempo ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).