Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão se preparando para receber seus benefícios nesta semana. No entanto, eles precisam ficar atentos. Isso porque os bancos não funcionarão no dia 30 de maio, data onde é celebrado o feriado de Corpus Christi. Por conta disso, o cronograma de transferências será modificado.
Sendo assim, órgãos públicos e privados não funcionam na próxima quinta-feira, alterando a forma como os depósitos do INSS serão feitos. Tendo isso em mente, a seguir, veja como ficou o calendário de repasses da autarquia previdenciária e quando os beneficiários serão contemplados com os recursos.
INSS: cronograma definido para esta semana
O calendário de pagamentos do INSS referente ao mês de maio começou na última sexta-feira (24). A previsão é de que todos os 39 milhões de segurados recebam o seu benefício até o dia 7 de junho, quando o cronograma será encerrado.
A ordem dos repasses é baseada no último número do benefício, em uma sequência de nove dígitos. Por exemplo: caso a numeração seja 123.456.789-0, leva-se em conta o algarismo antes do dígito, neste caso, é o número 9. Além disso, vale lembrar que o calendário é dividido em duas partes: uma para quem ganha até um salário mínimo e outra para quem recebe acima do piso nacional.
Neste mês de maio, a única exceção ficou para os moradores das cidades onde foi decretada situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul (RS). No Estado gaúcho, todos receberam os valores no dia 24. Dito isso, confira os cronogramas.
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412)
- Numeração terminada em 1: depósito no dia 24 de maio;
- Numeração terminada em 2: depósito no dia 27 de maio;
- Numeração terminada em 3: depósito no dia 28 de maio;
- Numeração terminada em 4: depósito no dia 29 de maio;
- Numeração terminada em 5: depósito no dia 31 de maio;
- Numeração terminada em 6: depósito no dia 3 de junho;
- Numeração terminada em 7: depósito no dia 4 de junho;
- Numeração terminada em 8: depósito no dia 5 de junho;
- Numeração terminada em 9: depósito no dia 6 de junho;
- Numeração terminada em 0: depósito no dia 7 de junho.
Para quem recebe acima do piso nacional
- Benefício terminado em 1 ou 6: depósito no dia 3 de junho;
- Benefício terminado em 2 ou 7: depósito no dia 4 de junho;
- Benefício terminado em 3 ou 8: depósito no dia 5 de junho;
- Benefício terminado em 4 ou 9: depósito no dia 6 de junho;
- Benefício terminado em 5 ou 0: depósito no dia 7 de junho.
Passo a passo de como sacar o benefício do INSS
No feriado de Corpus Christi, apenas quem recebeu o recurso do órgão até o dia útil anterior, ou seja, quarta-feira (29) conseguirá efetuar a retirada do auxílio. Logo, os outros beneficiários terão que esperar a sua vez conforme o calendário determinado anteriormente.
Os repasses do INSS voltam ao normal já na sexta-feira (31), contemplando aqueles em que o número do benefício termina em 5. Vale destacar que os residentes dos municípios em situação de calamidade no RS puderam antecipar o benefício de junho para este mês de maio. Sendo assim, para receber basta:
- 1. Fazer o saque pessoalmente no banco em que seu auxílio é pago;
- 2. Usar o cartão do banco, ou o cartão do benefício;
- 3. Usar o aplicativo ou internet banking do seu banco para PIX, transferência, pagamento de boleto, entre outros.