Sabe aquela dorzinha na coluna que sempre incomoda na hora de realizar suas atividades diárias? Se você possui esse padecimento, você pode receber um auxílio do INSS. Isso porque problemas na coluna pode te fazer elegível aos benefícios oferecidos.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é responsável por diversos benefícios como esses, assegurando aposentadoria, pensões, auxílio-doença, auxílio acidente, entre outros. Nesses casos, com uma avaliação de um profissional, é possível recorrer ao auxílio quando este tem dores frequentes na coluna.
Além de problemas ou doenças, a avaliação pelo profissional do próprio INSS visa analisar a situação de cada trabalhador e se esse necessita do benefício em questão. Assim, além de empecilhos físicos, algumas doenças mentais também passam pela aprovação da perícia médica do INSS.
E um desses problemas está associado às dores de coluna, como artrose cervical, protusão discal, discopatia degenerativa ou até mesmo osteofitose. Para todos, é necessário lembrar que a apenas a perícia irá avaliar o grau da situação.
Problemas na coluna que levam ao benefício do INSS
Como anteriormente citado, alguns problemas na coluna podem ser fatores que impedem o trabalhador de exercer sua função plenamente. No caso da artrose cervical, um desgaste constante nas vértebras da coluna cervical pode impedir o trabalhador de se empenhar.
Já para a protusão discal, os discos cervicais começam a se degenerar e, quando expansivos, causam muita dor. O INSS aceita tal problema.
A osteofitose, uma das doenças mais comuns, é causada pela má postura ou desidratação dos discos, aumentando o desconforto na região da coluna.
Outro problema aceito pelo INSS é a hérnia de disco. Causado por movimentos repetitivos, essa doenças pode se agravar quando acrescidos carregamento de peso frequente. Quando não funcionam de maneira correta, os “amortecedores” na coluna não conseguem suportar cargas.