A partir desta semana, milhares de cidadãos brasileiros terão direito a um benefício para lá de importante concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podendo ser acessado por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). O montante chega como um ótimo aliado para arcar com as despesas de fim de mês.
Estamos falando do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que libera a quantia equivalente a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412. O dinheiro pode ser movimentado de diversas formas, seja sacando-o, por meio de transferências bancárias ou via PIX. No que diz respeito à distribuição do auxílio, ele segue um cronograma baseado no último dígito do benefício, facilitando o acesso a todos os segurados. Saiba mais nas próximas linhas.
Pagamento do BPC: como ele é organizado?
O repasse do benefício destinado a idosos acima dos 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda começou a ser feito na última segunda-feira (24), e continuará até o início de julho. O ciclo de pagamentos tem como objetivo alcançar todos os beneficiários cadastrados, que ultrapassam 5 milhões de cidadãos.
Cronograma de junho
A logística por trás da liberação do BPC foi pensada cuidadosamente pelo INSS. Isso porque os beneficiários podem verificar o dia exato do recebimento conforme o último dígito do número do benefício, que segue a seguinte ordem:
- Benefício terminado em 1: depósito no dia 24 de junho (pago);
- Benefício terminado em 2: depósito no dia 25 de junho (pago);
- Benefício terminado em 3: depósito no dia 26 de junho (pago hoje);
- Benefício terminado em 4: depósito no dia 27 de junho;
- Benefício terminado em 5: depósito no dia 28 de junho;
- Benefício terminado em 6: depósito no dia 1º de julho;
- Benefício terminado em 7: depósito no dia 2 de julho;
- Benefício terminado em 8: depósito no dia 3 de julho;
- Benefício terminado em 9: depósito no dia 4 de julho;
- Benefício terminado em 0: depósito no dia 5 de julho.
Passo a passo de como consultar os valores
Para facilitar o acesso às informações referentes ao BPC, os segurados podem recorrer a diversas ferramentas disponibilizadas, em especial o app Meu INSS. Abaixo, confira um breve guia de como consultar o benefício:
- 1. Primeiro, acesse o site oficial ou o app Meu INSS;
- 2. Após fazer o login, na página inicial, vá até a seção “Extratos” e selecione “Extrato de pagamentos”;
- 3. Na sequência, filtre a pesquisa pelo mês e ano desejados;
- 4. Pronto. Agora é só confirmar a operação para visualizar os detalhes do pagamento.
A plataforma garante que os idosos e pessoas com deficiência que são contempladas pelo auxílio possam administrar seus recursos financeiros de forma mais eficaz e segura, proporcionando uma maior tranquilidade em seu planejamento orçamentário. A disponibilização do BPC reflete o compromisso contínuo com o bem-estar da população mais vulnerável, garantindo que eles recebam o suporte necessário para uma melhor qualidade de vida.