Para muitos que desejam ser segurados pelos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a decisão nem sempre cabe ao pedinte e, sim, ao órgão competente. E, muitas vezes, os recursos administrativos do Instituto são negados, fazendo com que muitos questionem a decisão tomada. O processo, no entanto, não é simples.
Para se ter uma ideia, os pedidos de revisão de benefícios não concedidos têm um prazo de 30 dias para entrar com o questionamento. Logo após a avaliação inicial, o pedido passa pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). Visto que o próprio INSS já negou o pedido inicial, é cabível que o recurso indeferido seja negado novamente.
Educador previdenciário e chefe da Divisão de Educação e Desenvolvimento do INSS em São Paulo, Jefferson Luiz Mendes aborda que o cidadão que teve o benefício negado deve ter em mente quais os motivos da negativa do pedido antes de entrar com o possível recurso. Para isso, alguns documentos extras e adicionais que não foram utilizados no primeiro pedido devem ser usados.
Dessa forma, o recurso só vale a pena quando o segurado compreende que tem direito sobre o que está sendo questionado. Uma vez com o recurso reconhecido, o beneficiário pode receber imediatamente o valor junto ao INSS, incluindo os atrasados.
Como entrar com pedido de revisão de benefícios?
Para entrar com o pedido de revisão de benefícios uma vez negados, siga os passos abaixo:
- Entre no site Meu INSS em seu navegador ou por qualquer dispositivo móvel (disponível para Android e iOS);
- Procure pela opção “Recurso e Revisão”;
- Toque em “Recurso Ordinário”;
Os pedidos também podem ser realizados pela central telefônica 135. O acompanhamento pode ser feito no site do INSS direcionado à consulta dos processos. O login é via sistema Gov.br.