O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas será retomado dentro dos próximos dias. A notícia, como é de se imaginar, pegou milhares de beneficiários de surpresa, visto que os valores são de grande ajuda na renda dos cidadãos.
Como mostrado no cronograma oficial revelado pelo INSS, a segunda parcela do abono salarial começou a ser paga no dia 24 de maio e seguiu até o dia 7 de junho para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412, em 2024). Já para aqueles que recebem acima do piso nacional terão seus montantes até o dia 7 de julho. A seguir, confira o cronograma completo.
INSS: datas de pagamento do abono salarial
- Número do benefício terminado em 1 ou 6: depósito no dia 3 julho;
- Número do benefício terminado em 2 ou 7: depósito no dia 4 julho;
- Número do benefício terminado em 3 ou 8: depósito no dia 5 julho;
- Número do benefício terminado em 4 ou 9: depósito no dia 6 julho;
- Número do benefício terminado em 5 ou 0: depósito no dia 7 julho.
Quem vai receber o 13º salário do INSS
- 1. Aposentados;
- 2. Pensionistas que recebam pensão por morte;
- 3. Beneficiários de auxílios temporários por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, sendo valor do 13º salário proporcional ao tempo de recebimento do benefício;
- 4. Quem recebeu salário-maternidade, que também tem valor do 13º salário proporcional e é pago junto a última parcela do salário-maternidade.
Como consultar os valores?
Para os contemplados pelo INSS que aguardam ansiosamente pelo depósito do abono salarial, é de suma importância conhecer o valor que será recebido. Sendo assim, a autarquia previdenciária oferece diversas opções para quem deseja consultar essa informação de forma rápida.
A maneira mais simples de verificar a quantia a receber é por meio do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Basta realizar o login utilizando CPF e senha e, na sequência, acessar a guia “Extrato de Pagamento”. Por lá, os aposentados e pensionistas encontrarão um detalhamento completo dos repasses futuros e já efetuados, incluindo o valor do 13º salário.
Se preferir, é possível realizar a consulta via telefone, no número 135. O serviço em questão está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Os segurados do INSS podem ligar para obter informações sobre os pagamentos e sanar quaisquer dúvidas sobre os depósitos.
Benefícios oferecidos pelo INSS
Vale ressaltar que compreender os auxílios concedidos pelo órgão é crucial para desfrutar dos recursos corretamente. Inclusive, dentre os destaques estão:
- 1. Aposentadoria (por idade, invalidez, entre outras);
- 2. Auxílio-doença;
- 3. Auxílio-reclusão;
- 4. Pensões;
- 5. Salários-família;
- 6. Pecúlio de seguro-defeso.
Cada benefício foi pensado para ajudar o cidadão em diferentes aspectos de sua vida, garantindo segurança financeira em momentos específicos, como doenças, idade avançada ou maternidade. Esses recursos reforçam a importância de estar bem informado sobre seus direitos e como acessá-los adequadamente.