Está pensando em pegar um empréstimo? Um dinheiro rápido e sem muita burocracia é o sonho de muitas pessoas, seja para pagar dívidas ou dar entrada em um imóvel desejado. Porém, nesse momento, muitos se encontram numa encruzilhada de opções. Entre elas, o empréstimo consignado ou o cartão de crédito consignado podem ser bastante atrativos.
Primeiramente, o ideal é saber a diferença entre essas duas modalidades. Para a maioria dos bancos, o empréstimo consignado é um dos principais meios para aposentados e pensionistas, visto que possuem uma taxa de juros mais atrativa. Os descontos das parcelas do empréstimo consignado decorrem diretamente dos benefícios recebidos por essa classe, sendo quitados junto ao INSS.
A principal diferença entre o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado é justamente a previsão final dos descontos oferecidos por ambos. A diferença, em muitos casos, só é perceptível depois de alguns anos de pagamento.
Assim, enquanto o empréstimo consignado possui parcelas preestabelecidas durante todo o período de contratação, o cartão de crédito consignado não tem previsão final de descontos e muitos que o aderem acabam percebendo somente depois de algum tempo. Mesmo com o cartão não sendo utilizado, os bancos enviam a fatura mensalmente, a partir do mês seguinte à contratação.
Fique atento aos empréstimos consignados
Seja qual for a escolha do empréstimo consignado a ser tomado, é essencial se atentar a diversos pontos para que as instituições financeiras não se sobressaiam em quantias alarmantes. Assim, quando for optar por um empréstimo consignado a partir do cartão de crédito, lembre-se que o pagamento total da fatura deve ser feito. Caso contrário, o pagamento mínimo será feito eternamente.
Além disso, a aplicação de juros pode fazer com que sua dívida fique cada vez maior. Fique atento a esses pontos para não exceder as taxas mensais.