Cuidado com o golpe: INSS entra em contato com beneficiários

Os criminosos estão se aproveitando de pequenas brechas para roubar dinheiro dos segurados

Os brasileiros contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não têm inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estão recebendo notificações desde o dia 1º de agosto para que façam seu registro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Isso porque uma série de golpes ligou o alerta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem notificado os beneficiários sobre a prática criminosa.

Neste primeiro momento, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por administrar o BPC, serão chamadas 505.018 pessoas para fazerem a inscrição. O total, por sua vez, chegará a 1,25 milhão de segurados, conforme informações do MDS. Posteriormente, entrarão os beneficiários que não fazem atualização cadastral há mais de 48 meses e os que estiverem com a renda familiar superior ao critério exigido 

Como o INSS vai entrar em contato comigo?

Por SMS, notificação push e mensagem pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ligação telefônica, carta com aviso de recebimento, rede bancária (no extrato de pagamento) e, por fim, edital. No caso de ligação, o número que aparecerá na tela do celular ou no identificador de chamada é (11) 2135 0135. Caso outro número apareça e a pessoa diga que é do INSS, desligue. Em caso de dúvida, o indicado é ligar para a Central 135 e confirmar se a autarquia previdenciária entrou em contato. 

Evitando golpes

Para que os beneficiários não caiam em golpe ou deem informações e documentos para criminosos que dizem ser do INSS e estão fazendo a revisão fica a dica: o INSS não pedirá dados, nem biometria facial para os beneficiários do BPC. Somente encaminhará a pessoa para comparecer ao CRAS mais próxima de sua residência. Além disso, os documentos deverão ser apresentados no CRAS e não a terceiros. Dados extraídos na última segunda-feira (11) apontam que foram realizadas 137.877 consultas e 5.091 CPFs estavam na lista para fazer a inscrição no CadÚnico.

Atualização dos lotes de convocação

Os lotes serão atualizados constantemente e podem ser consultados pelo aplicativo ou site Meu INSS. Vale destacar que não é preciso digitar senha ou ter login para ter acesso, visto que o ícone “revisão de BPC” está disponível na tela principal. Sendo assim, basta digitar o CPF que o aviso confirmando ou negando que seu nome esteja nesse lote aparece. Por outro lado, os beneficiários do BPC não precisam ir ao CRAS se não forem notificados. A atualização cadastral é feita somente nos polos de assistência social, portanto, não é preciso ir ao INSS.

Já os os moradores do Rio Grande do Sul (RS) que vivem em municípios com a situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal e recebem o BPC não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.

Atualização cadastral

Todos os cidadãos que recebem benefícios devem manter o CPF regularizado e seus dados de contato, especialmente endereço, atualizados junto ao INSS. Veja um breve passo a passo:

  • 1. Para realizar a atualização basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS ir até a seção de “Atualizar Cadastro”;
  • 2. Por lá, é possível fazer a atualização não só do endereço, mas também de outros dados importantes, como telefone, celular e e-mail do beneficiário;
  • 3. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
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