Os brasileiros contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não têm inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estão recebendo notificações desde o dia 1º de agosto para que façam seu registro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Isso porque uma série de golpes ligou o alerta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem notificado os beneficiários sobre a prática criminosa.
Neste primeiro momento, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por administrar o BPC, serão chamadas 505.018 pessoas para fazerem a inscrição. O total, por sua vez, chegará a 1,25 milhão de segurados, conforme informações do MDS. Posteriormente, entrarão os beneficiários que não fazem atualização cadastral há mais de 48 meses e os que estiverem com a renda familiar superior ao critério exigido
Como o INSS vai entrar em contato comigo?
Por SMS, notificação push e mensagem pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ligação telefônica, carta com aviso de recebimento, rede bancária (no extrato de pagamento) e, por fim, edital. No caso de ligação, o número que aparecerá na tela do celular ou no identificador de chamada é (11) 2135 0135. Caso outro número apareça e a pessoa diga que é do INSS, desligue. Em caso de dúvida, o indicado é ligar para a Central 135 e confirmar se a autarquia previdenciária entrou em contato.
Evitando golpes
Para que os beneficiários não caiam em golpe ou deem informações e documentos para criminosos que dizem ser do INSS e estão fazendo a revisão fica a dica: o INSS não pedirá dados, nem biometria facial para os beneficiários do BPC. Somente encaminhará a pessoa para comparecer ao CRAS mais próxima de sua residência. Além disso, os documentos deverão ser apresentados no CRAS e não a terceiros. Dados extraídos na última segunda-feira (11) apontam que foram realizadas 137.877 consultas e 5.091 CPFs estavam na lista para fazer a inscrição no CadÚnico.
Atualização dos lotes de convocação
Os lotes serão atualizados constantemente e podem ser consultados pelo aplicativo ou site Meu INSS. Vale destacar que não é preciso digitar senha ou ter login para ter acesso, visto que o ícone “revisão de BPC” está disponível na tela principal. Sendo assim, basta digitar o CPF que o aviso confirmando ou negando que seu nome esteja nesse lote aparece. Por outro lado, os beneficiários do BPC não precisam ir ao CRAS se não forem notificados. A atualização cadastral é feita somente nos polos de assistência social, portanto, não é preciso ir ao INSS.
Já os os moradores do Rio Grande do Sul (RS) que vivem em municípios com a situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal e recebem o BPC não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.
Atualização cadastral
Todos os cidadãos que recebem benefícios devem manter o CPF regularizado e seus dados de contato, especialmente endereço, atualizados junto ao INSS. Veja um breve passo a passo:
- 1. Para realizar a atualização basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS ir até a seção de “Atualizar Cadastro”;
- 2. Por lá, é possível fazer a atualização não só do endereço, mas também de outros dados importantes, como telefone, celular e e-mail do beneficiário;
- 3. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.