O aumento na taxa de contratação para o empréstimo consignado através dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi confirmado e agora aposentados e pensionistas terão uma nova margem de crédito para usarem em 2023.
Segurados do INSS que recebem um salário mínimo tiveram seu benefício reajustado pelo piso nacional. Este ano, o valor do salário mínimo foi definido como R$ 1.302.
Já os aposentados e pensionistas que possuem direito a um valor mensal maior que o salário mínimo, tiveram o aumento do seu benefício calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Assim, com o índice sendo usado para basear o novo teto de benefícios do INSS, o novo valor afetou diretamente a margem de crédito consignado que é oferecida para os beneficiários do instituto.
Ainda no final de 2022 o instituto anunciou um novo limite máximo para a contratação do consignado. Agora, os segurados do INSS podem solicitar um empréstimo que corresponda a até 1,6 vez o valor do benefício mensal.
Já o limite de comprometimento da renda mensal do aposentado ou pensionista com o pagamento da parcela do empréstimo consignado é de, no máximo, 45% do benefício.
O empréstimo consignado pelo INSS em 2023
Os beneficiários do instituto terão este ano uma margem adicional equivalente a R$ 90 para incorporar ao seu empréstimo.
No entanto, é importante que os segurados tenham em mente que uma contratação maior de crédito resulta em uma dívida maior para ser quitada. Assim, antes de firmar qualquer contrato é importante compreender a necessidade de fazer o empréstimo e quais são os juros que serão cobrados nas parcelas.
Uma vantagem do empréstimo consignado é que, como o pagamento ocorre por desconto direto na folha de pagamento, os juros geralmente são menores, porque o risco de inadimplência e atraso no pagamento é reduzido.