Recentemente, o Governo Federal anunciou uma ótima notícia para os milhares de cidadãos aposentados por invalidez vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por conta dos desafios enfrentados diariamente por essa parcela dos segurados, a gestão encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu incrementar seus benefícios previdenciários em 25%. Essa decisão tem como principal objetivo melhorar significativamente a qualidade de vida desses beneficiários.
Isso porque os aposentados que se enquadram nessa categoria específica lidam normalmente com limitações que impactam suas atividades do cotidiano, tornando o auxílio financeiro adicional uma necessidade vital para que possam viver confortavelmente. Para que você fique por dentro dos detalhes, nesta matéria, vamos explorar a fundo como essa alteração na política de repasses pode ser solicitada e quais são os procedimentos necessários para garantir que o aumento seja efetivamente recebido.
Por que há um aumento de 25% na aposentadoria?
A iniciativa de aumentar o valor da aposentadoria por invalidez se dá em reconhecimento às dificuldades adicionais enfrentadas por esses indivíduos. Para muitos, o dia a dia é marcado pela necessidade de cuidados especiais ou assistência constante, situação que demanda recursos além do usual — o que pode acabar comprometendo o orçamento mensal do beneficiário.
Comprovação para receber o reajuste no benefício
Para se beneficiar do adicional de 25%, o aposentado deve ostentar o título de incapacidade permanente e demonstrar a necessidade de auxílio para realizar as tarefas cotidianas. A comprovação da condição de saúde por documentação médica é de suma importância para avançar com o pedido.
Passo a passo para solicitar o aumento
- 1. Primeiro, acesse o site oficial ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS) e faça login usando suas credenciais do Gov.br;
- 2. Na sequência, procure pela opção “Adicional aposentadoria” no serviço de atendimento;
- 3. Depois, verifique se sua situação é elegível para o adicional de 25% e proceda conforme as instruções exibidas na tela;
- 4. Agora, anexe todos os documentos necessários, como relatórios e laudos médicos;
- 5. Por fim, basta enviar a sua solicitação e aguardar a avaliação dos responsáveis no INSS.
Condições que garantem o bônus na pensão
Com tudo isso em mente, nas próximas linhas, veja todas as condições que liberam a concessão do extra de 25% na aposentadoria. Lembrando que o bônus só será concedido caso as limitações sejam comprovadas por laudo médico. Dito isso, confira a lista:
- 1. Cegueira total;
- 2. Doenças que restrinjam a mobilidade, deixando o indivíduo acamado;
- 3. Incapacidade definitiva para as atividades do dia a dia;
- 4. Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- 5. Perda total das pernas, onde prótese não é viável;
- 6. Amputação significativa das mãos ou combinações de perda de pernas e braços.
Se você ou algum conhecido se encontra em uma das condições mencionadas acima, é de suma importância entender os processos para solicitar o adicional de 25%, isso porque o suporte financeiro pode representar uma diferença significativa no bem-estar do aposentado.