O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma série de normas que prometem impactar diretamente a solicitação de aposentadorias, principalmente para trabalhadores em condições insalubres e perigosas. A medida tem deixado milhões de segurados preocupados, visto que o não cumprimento das diretrizes acarreta no corte do benefício.
No entanto, não há com o que se preocupar, visto que as alterações visam agilizar a análise dos pedidos, bem como aumentar a responsabilidade do contribuinte em garantir que toda a documentação exigida esteja correta desde o início. Nas próximas linhas, destrinchamos como essas novas regras funcionam e o que você precisa fazer para evitar problemas.
O que muda com as novas diretrizes do INSS?
As normas mais recentes para a aposentadoria, especialmente no caso de aposentadoria especial, introduzem diversas alterações que têm como objetivo tornar o processo mais eficiente, mas também mais rigoroso:
- 1. Análise direta dos peritos: os médicos peritos do INSS agora devem fazer uma análise direta e conclusiva das solicitações de aposentadoria. Em outras palavras, se a documentação estiver em ordem, a decisão será tomada mais rapidamente;
- 2. Documentação completa: a partir de agora, não será mais possível solicitar documentos adicionais após o envio inicial. Ou seja, toda a documentação deve estar completa e correta no momento da solicitação, sem espaço para erros;
- 3. Cancelamento automático: caso sejam detectados erros ou inconsistências nos documentos apresentados, o pedido será automaticamente cancelado, sem a possibilidade de correção ou envio de novos documentos.
Como destacado anteriormente, essas mudanças tornam o processo mais ágil, mas também aumentam o risco de cancelamento do pedido por parte dos contribuintes que não enviarem todos os documentos corretamente.
O que fazer para não ter o meu pedido cancelado?
Com as novas normas, é de suma importância que os trabalhadores tomem todas as medidas cabíveis para evitar que a solicitação da aposentadoria seja cancelada pelo INSS. Abaixo, veja alguns passos importantes que devem ser levados em consideração:
- 1. Verificação minuciosa de documentos: antes de enviar qualquer pedido ao INSS, certifique-se de que todos os documentos necessários estão corretos, completos e atualizados;
- 2. Qualidade dos arquivos: ao enviar documentos digitalmente, garanta que os arquivos sejam legíveis e não estejam corrompidos. Arquivos ilegíveis ou danificados podem resultar no cancelamento automático do pedido;
- 3. Informações precisas: revise cuidadosamente todas as informações fornecidas no pedido para evitar erros. Pequenos detalhes, como dados incorretos ou inconsistências, podem levar ao cancelamento.
Tomar estes cuidados pode fazer toda a diferença na hora de garantir que o processo de aposentadoria seja concluído sem muita burocracia. Com isso em mente, agora, veja como solicitar o seu benefício.
Passo a passo de como solicitar a aposentadoria no INSS
- 1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
- 2. Faça login com suas credenciais Gov.br;
- 3. Selecione a opção “Novo Requerimento”;
- 4. Digite “aposentadoria” na barra de pesquisa;
- 5. Verifique se você atende aos requisitos para o tipo de aposentadoria desejada;
- 6. Preencha todas as informações solicitadas e anexe os documentos necessários;
- 7. Envie o pedido e acompanhe o andamento pelo mesmo portal.