A conta corrente é uma alternativa natural para guardar e movimentar dinheiro, pagar contas e usufruir de uma série de benefícios que a poupança não disponibiliza. No entanto, a maioria das pessoas não sabem que os grandes bancos oferecem esse serviço gratuitamente, além das opções pagas.
Pensando nisso, nesta matéria, você confere quais instituições financeiras oferecem conta corrente gratuita, suas vantagens sobre a poupança, benefícios e muito mais. Portanto, siga a leitura até o fim e não perca nenhum detalhe sobre o tema.
Afinal, o que é uma conta corrente gratuita?
Em linhas gerais, uma conta corrente é o oposto da conta poupança. No caso da segunda, os correntistas do banco só podem guardar uma quantidade específica de dinheiro, ter um cartão de débito e usufruir de um pequeno rendimento mensal (caso o dinheiro guardado não tenha sido movimentado). Já a conta corrente, por sua vez, permite que você guarde uma quantidade ilimitada de dinheiro, dá acesso a cartões de crédito e débito, empréstimos, cheques especiais, financiamentos, pagamento de contas, investimentos e muito mais.
Apesar da conta corrente ter vantagens óbvias sobre a poupança, muitos bancos cobram uma mensalidade para permitir que você tenha acesso a uma. Mesmo assim, é possível abrir uma conta corrente com todos os benefícios listados acima sem precisar pagar absolutamente nada por isso, ou seja, uma conta poupança gratuita.
Serviços oferecidos
Confira uma lista com os serviços mínimos a que uma conta poupança gratuita deve oferecer:
- Cartão de débito;
- Análise para disponibilização de cartão de crédito;
- Segunda via do cartão;
- Cerca de quatro saques por mês em caixas eletrônicos;
- Entre uma e duas transferências gratuitas por mês para contas dentro da mesma instituição;
- Até dois extratos por mês;
- Possibilidade de consultar a conta online;
- Compensação de cheques (se aplicável);
- Até 10 folhas gratuitas de cheques (se aplicável);
- Prestação de serviços via meios eletrônicos.
Conta corrente x conta digital: qual é melhor?
A resposta para essa pergunta vai depender de como você prefere resolver problemas e solicitar serviços: de forma online ou numa agência presencial. Isso porque, quando falamos de conta corrente, as opções oferecidas pelos bancos mais renomados e pelos bancos digitais possuem serviços extremamente semelhantes; embora os digitais possam oferecer ainda mais vantagens.
Entretanto, apesar de todos os benefícios, naturalmente você irá enfrentar algum problema ou precisará solicitar serviços. Os bancos consolidados (Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, entre outros) até podem disponibilizar um sistema de atendimento online (dentro ou fora do aplicativo móvel), mas muitos serviços e resolução de problemas ainda devem ser solucionados em uma agência presencial.
Diferentemente deste contexto, o banco digital oferece serviços e solução de problemas de forma online ou via telefônica, de maneira que você jamais precisará sair de casa. Independentemente do que escolher, sempre haverá prós e contras em cada escolha.
Melhores opções no mercado
A seguir, vamos fornecer uma tabela com uma lista de benefícios disponibilizados por um banco digital e um banco grande para ajudá-lo a decidir qual o melhor para você. Confira:
Bancos digitais (Inter, Nubank e Neon)
- Costumam ter mais saques gratuitos por mês;
- Pode solicitar extratos quantas vezes quiser gratuitamente;
- Cartão de crédito e débito de forma mais simplificada;
- Cartão digital;
- Taxa zero para transferências para qualquer conta;
- Resolução de problemas sempre online ou por ligação de voz;
- Taxas menores ou zeradas para começar a investir;
- Rendimento mensal mais vantajoso;
Bancos tradicionais (Santander, Bradesco e Itaú)
- Até quatro saques gratuitos;
- Até duas transferências gratuitas;
- Só dois extratos gratuitos por mês;
- Resolução de problemas preferencialmente em agências físicas;
- Mais difícil conseguir cartão de crédito;
- Maiores taxas para investir;
- Rendimento mensal menor.
Por último, mas não menos importante, vale frisar que, conforme a lei brasileira, qualquer banco tem a obrigação de fornecer uma cesta básica de serviços, o que inclui uma conta corrente gratuita. Portanto, mesmo que no ato de abertura de sua conta o atendente não informe a existência dela, todos os bancos são obrigados a oferecer uma conta corrente gratuita para pessoas físicas.