Na última segunda-feira (26), a Serasa lançou uma nova campanha de renegociação voltada para facilitar a quitação de 125 milhões de dívidas de até R$ 100. Junto de mais de 700 companhias parceiras, a iniciativa tem como principal objetivo oferecer condições especiais para que os consumidores com o CPF negativado possam regularizar suas pendências financeiras de forma prática e acessível.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 72 milhões de inadimplentes. Esses brasileiros acumulam dívidas que variam de pequenos valores até montantes expressivos, dificultando a recuperação financeira. Logo, o lançamento do programa da Serasa planeja aliviar parte da pressão, oferecendo a chance de quitar débitos que, anteriormente, poderiam ser impagáveis.
Serasa: conheça a campanha de renegociação de dívidas
A renegociação oferecida pelo órgão de proteção ao crédito acontece por meio da plataforma Serasa Limpa Nome, disponível durante todo o ano, mas que agora se destaca pela iniciativa focada em débitos de até R$ 100. As empresas parceiras são responsáveis por determinar as condições e os prazos, com descontos que podem chegar a 90% do valor original.
Passo a passo de como renegociar suas pendências
- 1. Cadastro na plataforma: o primeiro passo é acessar o site ou aplicativo da Serasa e realizar a inscrição com seu CPF. Todas as dívidas em seu nome aparecerão automaticamente na tela.
- 2. Escolha a oferta: ao visualizar suas dívidas, clique em “Ver detalhes” para conferir as ofertas disponíveis. A partir daí, basta escolher o débito que deseja liquidar e revisar as opções de pagamento.
- 3. Feche o acordo: após selecionar a oferta, finalize o processo escolhendo a forma de pagamento, que pode ser via boleto ou PIX. Depois, confirme as condições previstas no contrato.
- 4. Pagamento: agora, é hora de fazer o pagamento conforme as condições firmadas. Para repasses via PIX, é possível copiar a chave diretamente do site e realizar a transação no aplicativo do seu banco.
Quais são as companhias parceiras?
A diversidade de setores que aderiram à campanha do Serasa Limpa Nome é bem ampla, abrangendo empresas de varejo, telecomunicações, instituições financeiras e bancos, universidades e concessionárias de serviços públicos, como água, luz e gás. Essa gama de participação assegura que consumidores com diferentes tipos de dívida possam encontrar ofertas que supram as suas necessidades.
Impacto na vida dos brasileiros
Para se ter uma ideia, podemos usar como exemplo o Estado de São Paulo, onde a inadimplência é especialmente elevada, com 16,9 milhões de consumidores devendo um total de R$ 102 bilhões. Na região, a campanha tem um impacto significativo, visto que são 174 milhões de ofertas disponíveis, sendo que mais de 33 milhões delas são para dívidas de até R$ 100, enquanto 14 milhões são para débitos inferiores a R$ 50.
No âmbito nacional, o valor total das dívidas apresentou uma leve queda de 1,7% em julho de 2024, alcançando R$ 390,5 bilhões. Além disso, o valor médio dos débitos diminuiu, com redução de 1,9%, resultando em uma média de R$ 5.373,46.