Os consumidores brasileiros que costumam incluir o número do seu CPF nas notas fiscais de suas compras estão tendo uma grata surpresa. Isso porque os governos estaduais estão realizando sorteios mensais com prêmios em dinheiro e liberando créditos financeiros.
No entanto, vale destacar que cada Estado do Brasil possui seu próprio programa de recompensas para quem inclui o CPF na nota fiscal. Nas próximas linhas, confira todos os detalhes sobre as iniciativas fiscais e como participar para concorrer aos prêmios.
Benefícios concedidos para quem insere o CPF na nota fiscal
Antes de tudo, cabe mencionar que, para os governos estaduais, é interessante que mais consumidores identifiquem suas compras, garantindo que os comércios estejam pagando todos os impostos corretamente. Para receber recompensas ao incluir o CPF na nota fiscal, o primeiro passo é se inscrever no programa do seu Estado. A partir daí, com seu número de documento registrado, quanto mais compras forem feitas, mais créditos serão somados em seu nome.
Vantagens do programa fiscal
- 1. Retorno em dinheiro de 30% do valor pago em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cada nota;
- 2. Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
- 3. Possibilidade de abater os créditos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- 4. Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.
Além desses benefícios, há um incentivo adicional para acumular mais crédito no programa CPF na Nota, do qual você confere pode conferir ao longo desta matéria.
Consultado o saldo
Para descobrir o quanto há disponível em seu nome no programa fiscal e se há créditos de mais de R$ 50 mil no CPF da nota, o cidadão precisa seguir alguns passos simples, são eles:
- 1. Acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado e procurar por “Programa de Nota Fiscal”;
- 2. Fazer login com CPF e senha;
- 3. Navegar até a opção “Saldo” e clicar em “Consultar”;
- 4. O sistema liberará o valor disponível e a disponibilidade para saque.
Estes programas estaduais incentivam a cidadania fiscal e garantem que os consumidores sejam recompensados por suas compras. Além de ajudar na fiscalização e arrecadação de impostos, as iniciativas proporcionam benefícios diretos e financeiros aos participantes.
Potencializado a participação
Para maximizar os créditos acumulados, é importante sempre solicitar a inclusão do CPF na nota em todas as compras, independente do valor. Isso porque pequenas compras, quando somadas, podem gerar um crédito significativo ao longo do tempo. Além disso, fique atento aos prazos de validade dos créditos e aos regulamentos específicos do programa do seu Estado.
Estados que possuem o programa CPF na Nota
Por último, mas não menos importante, confira quais são os Estados brasileiros que possuem sua própria iniciativa fiscal:
- 1. Rio Grande do Sul;
- 2. São Paulo;
- 3. Maranhão;
- 4. Rio de Janeiro;
- 5. Alagoas;
- 6. Minas Gerais;
- 7. Bahia;
- 8. Pará;
- 9. Amazonas;
- 10. Ceará;
- 11. Sergipe;
- 12. Rio Grande do Norte;
- 13. Rondônia;
- 14. Paraná;
- 15. Distrito Federal.