O aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS) é de suma importância para milhões de brasileiros, visto que, por meio da plataforma administrada pela Caixa Econômica Federal (CEF), eles recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, por exemplo.
Entretanto, nos últimos meses, muitos cidadãos estão excluindo o Caixa Tem de seus celulares e criando novas contas por conta de problemas ligados à segurança. Isso porque a vulnerabilidade do sistema tem permitido que golpistas invadam contas e desviem os recursos, deixando as vítimas sem acesso ao dinheiro que deveria cobrir suas despesas vitais, como alimentação e saúde.
Caso você tenha adotado essa medida, será preciso reativar sua conta no Caixa Tem. Para lhe ajudar nesta tarefa, elaboramos um breve guia com tudo o que você precisa saber para realizar o procedimento sem problemas. Portanto, siga a leitura para mais informações.
Como receber meus benefícios pela nova conta do Caixa Tem
Se você excluiu sua conta Caixa Tem e criou uma nova com medo dos criminosos, pode ser que ainda receba seus auxílios, mas o primeiro saque deve ocorrer presencialmente em uma agência da CEF. Isso acontece porque a mudança de conta pode causar confusão no sistema e a instituição financeira precisa averiguar se a nova conta foi devidamente vinculada ao seu CPF e aos seus benefícios.
Além disso, ao comparecer em uma unidade da CEF, é de suma importância informar ao atendente que você apagou sua conta antiga e criou uma nova, garantindo que os próximos depósitos caiam na conta desejada. Lembre-se de estar munido de documentos que comprovem sua identidade, como:
- 1. CPF;
- 2. RG;
- 3. Comprovante de residência atualizado.
Caso tenha enfrentado algum problema com o repasse anterior, como o dinheiro ter sido roubado, a CEF também pode lhe ajudar na abertura de um processo de recuperação dos valores, assegurando que você tenha o que é seu por direito.
Dicas de proteção
Apesar de criar uma nova conta ser uma opção viável para escapar dos criminosos, é fundamental adotar algumas medidas preventivas para garantir que ela esteja segura e que você não enfrente os mesmos problemas que levaram à exclusão da conta anterior.
Em linhas gerais, a maioria dos impasses relacionados à invasão se deve ao acesso indevido em sites fraudulentos, onde os correntistas colocam seus dados pessoais. Muitos até inserem a senha do Caixa Tem, facilitando a vida dos golpistas. Abaixo, veja algumas medidas protetivas que podem lhe ajudar a não ter o seu benefício roubado:
- 1. Crie uma senha forte: evite senhas fáceis de adivinhar, como datas de nascimento ou sequências numéricas simples. A orientação é combinar letras, números e caracteres especiais para adicionar uma camada extra de segurança.
- 2. Nunca compartilhe seus dados: outro ponto importante é nunca fornecer suas informações de login para outras pessoas. Logo, mantenha sua senha em um local seguro e confidencial.
- 3. Autenticação em dois fatores: por fim, ative a autenticação em dois, fatores para acrescentar ainda mais proteção à sua conta Caixa Tem.