Saiba como consultar seu lote de restituição do Imposto de Renda
O processo é super simples e leva poucos minutos; veja o passo a passo
Em julho deste ano, a Receita Federal abre a consulta para um novo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Dessa vez, acontece o terceiro pagamento de 2024, e milhões de contribuintes serão contemplados com uma grana extra. Portanto, essa é a chance de ouro para quem não possui prioridade legal.
Vale lembrar que o pagamento do novo lote de restituição do IRPF será feito na conta corrente cadastrada ao enviar a declaração, ou na chave PIX do número de CPF. Outro ponto que cabe destacar é que a Receita Federal ainda não contabilizou quantas pessoas serão contempladas. Todavia, as expectativas são grandes.
Consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal vai abrir a consulta para o 3º lote de restituição do IRPF em 24 de julho, uma semana antes de efetuar o pagamento. É justamente neste momento que os contribuintes vão descobrir se finalmente o dinheiro vai cair na conta. Em caso positivo, a mensagem que aparecerá na tela será “Imposto a restituir”. Inclusive, abaixo da confirmação, estarão as informações sobre o repasse, como a chave PIX ou número da conta, lote de pagamento e a data de depósito.
Passo a passo de como consultar o lote:
- 1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- 2. Agora, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- 3. Informe: data de nascimento, CPF e ano de envio do documento;
- 4. Tenha acesso às informações.
Cronograma de repasses de 2024
Ao todo, são cinco lotes de pagamentos da restituição do IRPF em 2024. Em julho, o depósito acontecerá no dia 31. Além daqueles com prioridade legal, devem ser incluídos os contribuintes que entregaram a declaração a partir de abril. Dito isso, confira as datas:
- 1º Lote: 31 de maio (pago);
- 2º Lote: 28 de junho (pago);
- 3º Lote: 31 de julho;
- 4º Lote: 30 de agosto;
- 5º Lote: 30 de setembro.
O que fazer se a restituição não for depositada?
Quem não recebeu a restituição do IRPF no primeiro lote e se decepcionou ao não ser incluído no segundo pagamento, deve tomar providências. Neste caso, é interessante fazer uma consulta mais ampla sobre os motivos que estão atrasando.
O motivo pelo qual a restituição do IRPF ainda não foi paga pode ter uma razão simples, como o contribuinte ter enviado a declaração próximo ao fim do prazo. Mas, por outro lado, pode ter relação com algum problema nos dados enviados que vão bloquear o pagamento. Veja os motivos mais comuns:
Motivos para o bloqueio
- 1. Dados bancários incorretos: impedindo o pagamento da restituição;
- 2. Inconsistência na declaração: dados cadastrados de forma errada, com erro de digitação ou com valores que não batem com o que foram informados por outros contribuintes;
- 3. Dívidas com a Receita Federal: neste caso, a Receita Federal debita a restituição para pagamento do débito.
No caso da inconsistência de dados, o contribuinte entra na malha fina e pode ser preciso enviar uma outra declaração, chamada de declaração retificadora, para conseguir o desbloqueio. Por último, mas não menos importante, confira o breve guia de como consultar o motivo do bloqueio:
Consultando o motivo do bloqueio
- Acesse o app ou site da Receita Federal (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Consultar meu imposto de renda”;
- Faça login pelo Gov.br;
- Procure pela declaração do ano;
- Se houver erros haverá uma sinalização com “Pendências”.