O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através da Caixa Econômica Federal, divulgou recentemente o calendário para os beneficiários que desejam utilizar o saque-aniversário para 2023. A modalidade foi liberada em dezembro do ano passado e quem deseja usufruir do benefício perde o direito a essa opção caso seja demitido.
O saque-aniversário permite que o trabalhador retire o FGRS referente ao seu mês de aniversário, calendário definido pelo banco para os pagamentos, podendo chegar em até dois meses após o aniversário do colaborador. Para todos os beneficiários, no entanto, é permitido sacar até 50% do saldo em contas com até R$ 500. Para contas com valores superiores, o percentual é fixo, e o dinheiro a ser sacado é menor.
Para ter direito ao saque-aniversário, o trabalhador deve estar no regime de Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) e aderir à modalidade no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Para fazer a adesão, basta ir no app e buscar pelo banner “Saque-aniversário”, preenchendo os dados necessários.
Como posso aderir ao saque?
Para aderir ao saque-aniversário, caso você esteja apto para o benefício, é bastante simples. No aplicativo do FGTS Caixa, disponível para Android e iOS, se cadastre com seu CPF e siga os seguintes passos:
- Toque em “Saque Aniversário do FGTS”;
- Escolha a “modalidade saque-aniversário”;
- Em seguida, clique para simular o valor do saque;
- Na tela, aparecerá o cálculo previsto do próximo saque;
- Caso não tenha feito nenhum saque até então, toque em “Minha conta bancária” e, em seguida, em “Cadastrar uma conta bancária”;
- Selecione a opção “Modalidade Saque-aniversário” e, então, “Alterar sistemática saque FGTS”.
- O dinheiro cairá automaticamente na conta cadastrada.
Para conferir quando você poderá realizar o saque do benefício, a Caixa já disponibilizou o calendário oficial para o pagamento, de acordo com o mês de nascimento dos cidadãos.