Um pequeno grupo de brasileiros não vai precisar esperar pelas datas do cronograma de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque a antecipação das aposentadorias foi confirmada pela autarquia previdenciária, com o valor sendo disponibilizado dentro de poucos dias. Nesta matéria, vamos lhe mostrar quem vai receber antes do esperado.
Mas antes, vale destacar que o calendário de repasses do INSS que compete ao mês de junho foi revelado, mas para alguns beneficiários não será necessário aguardar as datas deles, visto que, como mencionado há pouco, confirmou o adiantamento dos recursos. A ação deve ajudar as famílias que têm enfrentado dificuldades nas últimas semanas; veja se você está entre elas.
INSS: antecipação do pagamento
O depósito antecipado foi anunciado há poucas semanas, mas é válido apenas para os segurados que residem no Rio Grande do Sul (RS). Lembrando que as cidades gaúchas ainda estão sem situação de calamidade pública, com famílias que ainda não puderam voltar para seus lares.
Enquanto a situação perdurar, os beneficiários do INSS no Estado gaúcho receberão no primeiro dia do cronograma de repasses. O beneficiário que não recebeu a pensão deve entrar em contato com a autarquia previdenciária pela central 135. Inclusive, a consulta ao saldo e informações adicionais sobre o montante podem ser obtidas no portal Meu INSS.
Antecipação do 13º salário para o RS
No dia 7 de junho, o Governo do Rio Grande do Sul antecipou o pagamento do 13º salário dos servidores públicos e estaduais. Cabe lembrar que os valores seriam pagos no dia 15 de junho, mas foram depositados antes. Essa é mais uma das ações das autoridades locais para ajudar as famílias na reconstrução de uma vida digna. Destacamos que essa antecipação não é válida para servidores públicos municipais, visto que o pagamento deles é feito pelas prefeituras.
Aposentadoria deve ter um aumento; entenda
Nos últimos dias, um Projeto de Lei (PL) vem sendo debatido na Câmara dos Deputados e promete um aumento na aposentadoria, trazendo alívio financeiro para os aposentados do INSS. A proposta prevê um reajuste de 25% no valor dos benefícios, com o objetivo de ajudar no custeio das despesas diárias desses cidadãos.
No entanto, esse reajuste só será aplicado apenas se o valor total do benefício não ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS. A iniciativa visa fornecer suporte financeiro extra aos aposentados, assegurando a estabilidade econômica dos cidadãos contemplados.
Neste sentido, aqueles com doenças que causam cegueira total, limitações de mobilidade e incapacidade permanente para atividades diárias podem desfrutar do aumento na aposentadoria. Essas condições são reconhecidas como elegíveis para o bônus de 25% concedido a aposentados.
É importante que os segurados estejam cientes dos critérios estabelecidos para receber esse reajuste, pois isso pode significar um suporte financeiro adicional para quem enfrenta esses desafios de saúde. Todavia, com a aprovação do PL, espera-se que um número maior de beneficiários possa usufruir desse incremento, o que significativamente poderá melhorar suas condições de vida.