O Banco Central (BC) optou por adiar o lançamento do PIX automático para o próximo ano. A decisão foi informada após um encontro realizado pelo Fórum PIX, instância que conta com a participação de representantes da autarquia e outras instituições financeiras. Anteriormente, a meta era que a novidade fosse lançada em abril de 2024, mas, ao que tudo indica, isso não deve acontecer.
A justificativa dada pelo BC para o adiamento está ligada à complexidade da modalidade e o tempo para o desenvolvimento do papel de cada entidade envolvida no processo. Para o Banco Central, ainda há questões organizacionais para alteração da data, mas não forneceu muitos detalhes sobre a questão.
O PIX automático vai permitir agendar pagamentos de forma similar à modalidade de débito automático em conta. A função poderá ser usada para pagar contas de luz, água, telefone e assinaturas de serviços on-line, por exemplo.
Novas normas previstas para dezembro
Os Manuais e o regulamento do PIX automático serão revelados pela entidade monetária brasileira em dezembro deste ano. Neste sentido, entre janeiro e agosto de 2024, acontece o desenvolvimento da nova modalidade, com os testes programados para acontecer entre agosto e setembro, visando preparar a disponibilização para o público geral em outubro.
O processo de desenvolvimento do PIX automático vai envolver bancos, companhias de pagamento e também empresas de alguma forma interessadas em se beneficiar das possibilidades oferecidas pela modalidade.
Superapp do Banco Central
Na última semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, revelou alguns detalhes sobre o “superapp” que a entidade está desenvolvendo. Ao que parece, a nova ferramenta promete ser o futuro do PIX.
Campos Neto destacou que a plataforma deve funcionar dentro da agenda de digitalização e transparência pensada para o sistema financeiro. Contudo, ele ainda se encontra em fase inicial de testes, com previsão para ser lançado apenas daqui a dois anos.
O intuito da empreitada é reunir dados de diferentes contas bancárias em um só lugar. Assim, a expectativa é de que os clientes e usuários não precisem ter diversos aplicativos bancários instalados, facilitando todo o processo que envolve transações e operações financeiras.