Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu uma ótima notícia para os idosos de todo o Brasil no que diz respeito à conta de luz: essa parcela da população será contemplada com um grande abatimento neste mês de setembro, garantindo um grande alívio no orçamento familiar.
Sendo assim, os cidadãos mais velhos que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica podem conseguir baratear a fatura de energia elétrica em até 65%. Se você se encaixa nesta faixa etária e deseja desfrutar do benefício, vamos lhe ensinar a garantir o desconto. Portanto, siga a leitura até o fim.
Como solicitar a isenção na conta de luz?
Ao que tudo indica, segundo especialistas no assunto, a fatura de energia elétrica em 2024 deve ficar até 13% mais cara. No entanto, para a felicidade de milhões de idosos, há uma forma de driblar o aumento por meio do programa Tarifa Social, voltado especificamente para cidadãos de baixa renda.
Para usufruir do desconto, o interessado precisa atender aos requisitos exigidos pelo Governo Federal. São eles:
- 1. O núcleo familiar deve estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- 2. Ter renda mensal familiar igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa;
- 3. Ter mais de 65 anos ou possuir um integrante com deficiência que seja agraciado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Vale destacar que idosos inscritos no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, portadores de enfermidade ou deficiência, em que o tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso contínuo de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, também podem se beneficiar do Tarifa Social.
Para obter o abatimento na conta de luz, basta estar com todos os dados do CadÚnico atualizados, visto que a concessão do benefício é feita automaticamente. Em outras palavras, quando o titular da fatura atende aos requisitos fixados, a concessionária de energia elétrica aplica o desconto sem a necessidade de realizar algum procedimento.
Por que a conta de luz ficará mais cara?
Nas últimas semanas, a Aneel definiu a bandeira vermelha para o mês de setembro, visto que foi necessário recorrer a termoelétricas para suprir a demanda em todo território nacional — para quem não sabe, este método é mais caro e, por consequência, pesa no bolso do consumidor.
Diante deste cenário, é de suma importância que todos os cidadãos adotem medidas que visem diminuir o consumo e aumentar a economia de energia. Confira algumas dicas e deixe de pagar uma fortuna na sua conta de luz:
- 1. Opte por lâmpadas LED;
- 2. Tome banhos mais rápidos ou frios;
- 3. Desligue luzes e eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados;
- 4. Invista em energia solar.
- 5. Prefira eletrônicos com o selo Procel;
- 6. Aproveite a iluminação (e a ventilação, se possível) natural.